Diretoras do Sindpd participam de curso sobre “Políticas públicas de gênero”

Iniciativa oferece ferramentas à luta pelo empoderamento político das mulheres

No início do mês de junho, como parte do programa de capacitação oferecido pelo Sindpd em parceria com a empresa Pontua e a Fundação Ulysses Guimarães, as diretoras do Sindicato participaram do curso de formação sobre “Políticas públicas de gênero”.

Anunciada durante a agenda de comemorações ao Dia Internacional da Mulher pelo presidente Antonio Neto, a iniciativa faz parte do plano de valorização feminina empreendido pelo Sindpd. Para oferecer ferramentas à luta pela igualdade e pelo empoderamento político das mulheres, o curso parte de uma abordagem histórica da exclusão para, então, destacar sua participação nas transformações sociais do Brasil, como a conquista de garantias trabalhistas, acesso a educação e direito ao voto.

Neste debate sobre o tratamento dado às questões femininas, as políticas públicas são entendidas como ferramentas de ação coletiva e de consolidação de direitos que integram a pauta de reivindicações dos movimentos de mulheres, isto é, são processos que transformam as demandas sociais – tais como violência doméstica, direitos sexuais e reprodutivos, educação, trabalho e participação política – em temas de decisão das autoridades do Estado no enfrentamento das barreiras sociais impostas à obtenção da plena cidadania da mulher.

O programa também problematiza o fenômeno da sub-representação feminina na esfera política, já que, embora se registre o aumento no número de candidatas, o percentual de mulheres no Congresso Nacional não chega a 10%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda que, de um total de mais de 142 milhões de eleitores, 52,13% pertencem ao sexo feminino.

Em 2010, as mulheres representavam 8,8% dos 513 deputados da Câmara Federal, isto é, 45 foram eleitas. Para 2014 o número registra pequeno aumento, 51 foram nomeadas, passando a representar 9,9%. Quanto ao Senado Federal, nas últimas eleições concorreram ao cargo 34 mulheres e 138 homens, sendo que apenas cinco delas foram escolhidas frente a 22 deles. Considerando que apenas um terço dos cargos esteve aberto à votação, as cinco se somam às outras sete senadoras previamente nomeadas, portanto 12 mulheres e 69 homens ocupam as cadeiras do Senado.

Cabe destacar, contudo, a intensa participação feminina na disputa presidencial, posto que, além de reeleger a primeira mulher que ocupou o cargo, outras duas conseguiram galgar o terceiro e quarto lugares no ranking de votos, em uma disputa com mais de oito candidatos.

Fonte: SINDPD -SP

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos