“O que diferencia a CSB é que eles enfrentam política e juridicamente a reforma trabalhista”, diz advogado sobre Seminário Jurídico

Segunda edição do evento foi realizada em Gramado, no último dia do Congresso Estadual do Rio Grande do Sul

A capacitação para o enfrentamento jurídico da reforma trabalhista continuou na última sexta-feira (20), em Gramado. O Seminário Jurídico sobre a Lei 13.467/17 foi apresentado aos advogados das entidades filiadas no encerramento do Congresso Estadual do Rio Grande do Sul. Para Guilherme Damian, do Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindjus-RS), “a proposta de interpretação da CBS é que a reforma atacou, modificou, muitos artigos da CLT, mas não modificou os princípios”, o que, segundo o advogado, é a base para o enfrentamento. “O que diferencia a CSB é que eles enfrentam política e juridicamente a reforma trabalhista. As demais negam a reforma e focam somente na atuação política”, analisou o participante.

Durante todo o dia, teorias sobre os princípios, a interpretação e aplicação da Lei 13.467, bem como contrato de trabalho, reclamações trabalhistas, jornada e arbitragem, estivem em pauta nas aulas de especialistas na área, como o procurador regional do Trabalho do Ceará Francisco Gérson Marques, e Clóvis Renato Farias, doutor em direito e professor.

Segundo Renata Gabert de Souza, advogada do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de São Luiz Gonzaga, a variedade na abordagem dos temas oferece maior segurança nos enfrentamentos.

“Gostei da diversidade e dos expositores. Existem defesas de pontos contrários, e acho que o contraditório é sempre muito enriquecedor”, disse a participante. Para ela, “o seminário dá outro olhar para a própria defesa”, dando subsídios para futuros trabalhos. “Porque nós estamos num momento de insegurança com o que vai acontecer, e todo o meio jurídico está bem inseguro de como resolver, postura a tomar. Então esse debate é fundamental”, completa a advogada.

Enfoque

O caráter prático das apresentações chamou a atenção dos participantes. Advogada do Sindicato dos Assistentes Sociais do RS (Sasers), Maria Letícia Rodrigues destacou a aplicabilidade dos temas na rotina dos advogados com a nova lei. “Essa experiência se aplica diretamente às nossas questões do cotidiano, com o sindicato, é bem interessante”, explica Maria Letícia, dando destaque para a importância das mediações nos processos.

O Congresso Estadual de São Paulo também contará com uma edição do Seminário, a ser realizado na capital paulista, no próximo dia 27 – saiba mais.

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda