Decreto define novas regras de compartilhamento de dados de cidadãos

O governo federal anunciou na última sexta-feira (4) novas diretrizes para o compartilhamento de informações de endereço entre órgãos federais e concessionárias de serviços essenciais. A ação tem como objetivo otimizar a distribuição de auxílios sociais, assegurando que cheguem aos destinatários corretos. A iniciativa está alinhada com a implementação da Infraestrutura Nacional de Dados (IND).

Conforme o Decreto nº 12.428, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) ficará encarregado de centralizar e processar esses dados, enquanto a Dataprev será responsável pela operacionalização. “Essa medida também visa equilibrar a proteção de direitos com a responsabilidade fiscal”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

LEIA: Governo antecipa 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS para abril e maio

Mascarenhas lembrou que o Brasil ainda não conta com um sistema unificado para confirmar endereços, telefones e e-mails da população. “Esses dados são fundamentais para facilitar o contato com beneficiários de políticas públicas. Além disso, o endereço é crucial em casos como a comprovação de convivência familiar em um mesmo domicílio”, explicou. Segundo ele, a ausência desse compartilhamento obriga o cidadão a repetir informações já disponíveis ao governo sempre que utiliza um serviço público.

Com a nova regra, o governo poderá verificar com mais precisão os critérios para concessão, renovação ou expansão de benefícios, incluindo dados sobre a estrutura familiar. Isso também permitirá uma análise mais detalhada do perfil dos beneficiários, facilitando uma comunicação mais direta com quem já recebe ou pode vir a receber auxílios.

Um caso recente que ilustra a importância desses dados foi a distribuição do Auxílio Reconstrução, destinado a vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Na ocasião, foi necessário cruzar informações de residência com as áreas atingidas para assegurar que apenas famílias em situação de vulnerabilidade recebessem o apoio.

Pela nova norma, órgãos federais devem repassar ao MGI os dados disponíveis em seus sistemas. O intuito é validar condições para programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), com planos de estender a integração a todos os benefícios sociais.

Empresas de serviços públicos, como fornecedoras de água, energia e telefonia – fiscalizadas por agências reguladoras – também estão obrigadas a compartilhar informações. Isso agilizará a análise de elegibilidade para benefícios.

A Secretaria de Governo Digital (SGD) do MGI definirá os prazos e os métodos para atualização e envio dos dados por parte dos órgãos e empresas. A regulamentação será publicada em breve.

Sobre a Infraestrutura Nacional de Dados (IND)

Criada em setembro de 2024, a IND reúne normas, tecnologias e políticas para promover o uso estratégico de dados governamentais. “Esse decreto é mais um passo para empregar informações em prol da população, melhorando serviços públicos e incentivando a interoperabilidade entre sistemas”, concluiu Mascarenhas.

Com informações de TiInside

Compartilhe:

Leia mais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do Imposto de Renda e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria
salário mínimo 2026
Salário mínimo em 2026 deve ser de R$ 1.627, com reajuste de 7,18%, projeta governo
desemprego entre jovens
Taxa de desemprego entre jovens é o dobro do grupo acima dos 30, aponta FGV
vr va mudanças regras
VA e VR podem passar por mudanças nos próximos 30 dias, diz Ministério da Fazenda
escala 6x1 prejudica saúde mental
Redução da jornada de trabalho tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
isenção conta de luz
Governo quer isentar conta de luz para até 60 milhões de pessoas, diz Alexandre Silveira
sorteio carros 1o de maio centrais sindicais
Centrais preparam 1º de maio unificado com shows gratuitos e sorteio de 10 carros; participe!