Central dos Sindicatos Brasileiros

É preciso ir além: nota da CSB sobre novo salário mínimo e correção da tabela do Imposto de Renda

É preciso ir além: nota da CSB sobre novo salário mínimo e correção da tabela do Imposto de Renda

Nota da CSB sobre novo salário mínimo e correção da tabela do Imposto de Renda – A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) considera positivo o anúncio do presidente Lula em que confirma o reajuste do salário mínimo para R$ 1.320 e a atualização de 38% da tabela de imposto de renda para pessoas físicas (IRPF).

São importantes conquistas para a classe trabalhadora após anos de constantes ataques e de arrocho salarial provocada pelo congelamento da tabela que onera milhões de trabalhadores. Apesar de reconhecermos a importância do anúncio, entendemos que é preciso ir além.

A CSB defende celeridade na construção de políticas permanentes de reajuste da tabela de imposto de renda, para recuperar os mais de 140% de defasagem, e de valorização do salário mínimo, assim como uma profunda revisão da Reforma Trabalhista de 2017, com revogação imediata de itens como o fim da ultratividade, a prevalência de acordos individuais, o fim da homologação nos sindicatos, o comum acordo para suscitar dissídio coletivo e a asfixia financeira das entidades sindicais.

O caminho para a superação do governo anterior passa por políticas de emancipação e protagonismo efetivo dos trabalhadores, que somente será possível com a revogação das maldades que condenaram milhões de brasileiros à precarização e ao desemprego.

Antonio Neto
Presidente Nacional da CSB

Leia também: Presidente da CSB critica lentidão na ação contra a Reforma Trabalhista de 2017