Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB-PR participa do Dia Nacional de Lutas

CSB-PR participa do Dia Nacional de Lutas

Entidades realizaram diversas mobilizações no período da manhã, como protesto atos, e greves

A CSB no Paraná participou ativamente do Dia Nacional de Lutas. Além da Central, Força Sindical, CUT, CTB, UGT, Nova Central e CSP-Conlutas levaram milhares de trabalhadores às ruas em todo o país. No Paraná, as entidades realizaram diversas mobilizações no período da manhã, como protesto atos, e greves. A CSB-PR participou das manifestações em outras cidades do Estado, como Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

CSB-ParanáOs protestos atingiram também os postos de pedágios nas estradas do Paraná. Na Assembleia Legislativa, o presidente suspendeu a sessão prevista para 14 horas, para evitar qualquer ato dos trabalhadores no Legislativo paranaense. As Centrais vão enviar nos próximos dias aos poderes Executivo e Legislativo do Estado uma pauta de reivindicações, contendo as propostas específicas, como a abertura da CPI dos pedágios, diminuição das tarifas dos transportes coletivos nas cidades do Estado.

Na avaliação do presidente da CSB-PR, Juvenal Pedro Cim, em todo o Estado o Dia Nacional de Lutas atingiu seus objetivos. Na principal base da CSB em Curitiba, o SENALBA-PR ‑ sindicato filiado à CSB ‑, 60% da categoria deixou os postos de trabalhos às 13 horas, atendendo à orientação do sindicato e aderindo ao Dia Nacional de Lutas. “Os trabalhadores deram uma demonstração de que estão em sintonia e unidos com a pauta mínima apresentada pelas Centrais”, enfatizou Juvenal Cim.

A pauta das centrais que impulsionou o Dia Nacional de Lutas luta pelo fim do fator Previdenciário, pela jornada de 40 horas semanais sem redução dos salários, reajuste digno para os aposentados, 10% do investimento do PIB em educação e saúde, transporte público de qualidade, reforma agrária, fim dos leilões do petróleo e ratificação da Convenção 158 da OIT – fim das demissões imotivadas.

Fonte: CSB-Paraná