Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB nomeia três novas vice-presidentes

CSB nomeia três novas vice-presidentes

Maria Barbara da Costa, Maria das Mercês e Diany Dias assumiram os cargos durante a reunião da Diretoria Nacional da Central

No dia 17 de abril, durante a abertura da reunião da Diretoria Nacional da CSB, tomaram posse como vice-presidentes da Central as dirigentes Maria Barbara da Costa, da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro; Maria das Mercês, da Federação dos Servidores Públicos de Pernambuco; e Diany Dias, do Sindicato dos Trabalhadores no Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado do Mato Grosso (Sintap/MT).

Estas nomeações têm o objetivo de aliar o poder de atuação de cada dirigente no estado que representa à luta da CSB para unir as categorias em defesa das reivindicações de interesse dos trabalhadores.

União

Para Maria Barbara da Costa, o novo cargo certamente dará a ela mais força para trabalhar nas questões da categoria que estão no Congresso, como o Projeto de Lei do Senado (PLS) 26/2007, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, o PL 2295/2000, que define a jornada semanal da categoria em 30 horas, e o plano nacional de salários. “Temos uma grande responsabilidade. Precisamos de uma central, forte como a CSB, que nos ajude. Temos a certeza de que a Central vai atuar conosco em defesa de nossos objetivos”, pontuou a dirigente.

Maria das Mercês se mostrou entusiasmada com o novo cargo e ressaltou a importância da vice-presidência para o trabalho junto aos servidores públicos de Pernambuco. “A nossa luta se constrói pela a aprovação da PEC do salário-base e da Convenção 151”, reforçou Mercês sobre o apoio da Central a estas duas pautas essenciais da categoria.

A vice-presidente também apoia a criação da Secretaria Nacional dos Trabalhadores Rurais. “O Toti está à frente do movimento e tem todo o meu apoio. Eu me identifico com a luta da categoria” completou Maria das Mercês.

Diany Dias afirma que a nomeação é muito importante, uma vez que os servidores públicos não têm tanta visibilidade nas demais centrais sindicais. “Na CSB, a categoria tem voz ativa, e isso é fundamental para os trabalhadores do Mato Grosso e do Brasil”, explicou.

Para ela, a CSB é uma central diferente porque é coletiva, participativa e ouve sua base antes de tomar as decisões. “A reunião da CSB mostrou isso, que todos estão unidos, sejam diretores ou filiados. Aqui no Mato Grosso isso ajudará a aliar mais sindicatos para a base da Central e, com isso, a entidade criará um nome forte para desempenhar as nossas atividades com mais eficácia”, completou.

Força das mulheres

Para as três novas vice-presidentes, a iniciativa da CSB em promover mulheres para cargos tão importantes confirma o caráter inovador da Central. “Em outras centrais, a maioria é de homens em cargos de direção. O Neto se diferencia dos demais na aliança com as mulheres, em trazê-las para a CSB e mostrar a importância que elas têm dentro do mercado de trabalho”, defendeu Diany Dias.

Maria Barbara confia na força da Central. “Sabemos que a CSB estará conosco nessa luta pelos trabalhadores da Saúde do Rio de Janeiro”, reconheceu.

“A Central e o presidente Antonio Neto valorizam as mulheres. Eu me senti muito honrada em assumir um cargo nessa que será umas das maiores centrais sindicais do Brasil, totalmente apartidária”, concluiu Maria das Mercês.