O objetivo do evento é lembrar da intervenções nos sindicatos e perseguições que os trabalhadores sofreram na ditadura
A sede da CSB do Paraná PR participou, no dia 20, do Ato Unitário Sindical, que integra ações do Coletivo Sindical do Grupo de Trabalho ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’, da Comissão Nacional da Verdade. O evento reuniu aproximadamente 130 pessoas no auditório da OAB Paraná, em Curitiba. Além da CSB, o ato reuniu a CUT, CTB, Força Sindical, Nova Central, UGT, Intersindical e a Conlutas.
O objetivo do CNV é estimular a realização de atos que relembrem os fatos históricos daquele período, em especial, as intervenções nos sindicatos e perseguições aos trabalhadores. O Ato Sindical Unitário tem ainda o objetivo de lembrar os 50 anos de instauração da ditadura civil militar no Brasil. Para Juvenil Pedro Cim, coordenador da CSB no Paraná, a Comissão da Verdade é um grande avanço para resgatar a história não oficial do período que os militares estiveram no poder.
“As famílias dos desaparecidos e mortos na ditadura têm o direito de saber onde estão seus familiares. Conhecer a verdade não é crime, essas pessoas precisam saber o desfecho da história de seus entes queridos”. O sindicalista lembrou que os trabalhadores precisam dar continuidade na luta pela democracia para que nunca mais aconteça outro golpe.
O Ato Unitário Sindical das Centrais também contou com os depoimentos do ex-dirigente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Cláudio Ribeiro; e o jornalista e escritor Milton Ivan Heller ex-dirigente sindical, do Sindicato dos Jornalistas e da advogada Clair da Flora Martins que atuou no movimento sindical em São Paulo e também no Sindicato dos Bancários de Curitiba.
Fonte: CSB Paraná