CSB debate PL 4330 com movimentadores de mercadorias no Paraná

Dirigentes reforçaram a necessidade de negociação do Projeto que regula a prestação de serviço

A CSB realizou, no dia 13 de abril, no Paraná, um encontro com representantes de 60 sindicatos de movimentadores de mercadoria da região Sul do Brasil. No evento, os dirigentes debateram a modernização e transformação das relações de trabalho.

Os dirigentes discutiram também o Projeto de Lei 4330/2004, que regulamenta a prestação de serviço especializado. Os destaques do texto do PL serão votados hoje, 14, na Câmara dos Deputados. Para o presidente da CSB, a pressão e o diálogo serão  a base para a consolidação de um projeto que proteja os trabalhadores. “Ainda tem muita negociação a ser feita para se manter os avanços e buscar novas conquistas. Ainda temos mais uma etapa de negociação, que será no Senado, onde é possível discutir novos elementos”, afirmou.

De acordo com Neto, a Central trabalha nesta articulação e para pressionar o Congresso, com o objetivo de construir um Projeto que evite a terceirização indiscriminada e predatória. “Há necessidade de negociar e pressionar os parlamentares para impedir qualquer tipo de retrocesso e assegurar uma legislação eficiente, que venha regulamentar a vida e as relações de trabalho de 12 milhões de trabalhadores que hoje estão desamparados”, disse o presidente.

Raimundo Firmino dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral, Auxiliares de Administração no Comércio de Café em Geral e Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais (Fentramacag), concorda que o diálogo é a base para a construção de uma proposta justa para os trabalhadores. “O Projeto de Lei apresenta pontos positivos, como disciplinar e regrar a terceirização, impedir a intermediação e também respeita a atuação dos sindicatos, porém é necessário que haja negociações que garantam a proteção do trabalhador”, disse o presidente da Fedaração.

Santos também destacou as ações de capacitação dos dirigentes sindicais que a CSB tem realizado. “Esse encontro da Central serviu para preparar os dirigentes para as negociações modernas. Com as novas leis, as relações de trabalho têm passado por mudanças, e por isso é fundamental o dirigente estar atualizado”, avaliou.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil