CSB debate PL 4330 com movimentadores de mercadorias no Paraná

Dirigentes reforçaram a necessidade de negociação do Projeto que regula a prestação de serviço

A CSB realizou, no dia 13 de abril, no Paraná, um encontro com representantes de 60 sindicatos de movimentadores de mercadoria da região Sul do Brasil. No evento, os dirigentes debateram a modernização e transformação das relações de trabalho.

Os dirigentes discutiram também o Projeto de Lei 4330/2004, que regulamenta a prestação de serviço especializado. Os destaques do texto do PL serão votados hoje, 14, na Câmara dos Deputados. Para o presidente da CSB, a pressão e o diálogo serão  a base para a consolidação de um projeto que proteja os trabalhadores. “Ainda tem muita negociação a ser feita para se manter os avanços e buscar novas conquistas. Ainda temos mais uma etapa de negociação, que será no Senado, onde é possível discutir novos elementos”, afirmou.

De acordo com Neto, a Central trabalha nesta articulação e para pressionar o Congresso, com o objetivo de construir um Projeto que evite a terceirização indiscriminada e predatória. “Há necessidade de negociar e pressionar os parlamentares para impedir qualquer tipo de retrocesso e assegurar uma legislação eficiente, que venha regulamentar a vida e as relações de trabalho de 12 milhões de trabalhadores que hoje estão desamparados”, disse o presidente.

Raimundo Firmino dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral, Auxiliares de Administração no Comércio de Café em Geral e Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais (Fentramacag), concorda que o diálogo é a base para a construção de uma proposta justa para os trabalhadores. “O Projeto de Lei apresenta pontos positivos, como disciplinar e regrar a terceirização, impedir a intermediação e também respeita a atuação dos sindicatos, porém é necessário que haja negociações que garantam a proteção do trabalhador”, disse o presidente da Fedaração.

Santos também destacou as ações de capacitação dos dirigentes sindicais que a CSB tem realizado. “Esse encontro da Central serviu para preparar os dirigentes para as negociações modernas. Com as novas leis, as relações de trabalho têm passado por mudanças, e por isso é fundamental o dirigente estar atualizado”, avaliou.

Compartilhe:

Leia mais
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista