CSB debate PL 4330 com movimentadores de mercadorias no Paraná

Dirigentes reforçaram a necessidade de negociação do Projeto que regula a prestação de serviço

A CSB realizou, no dia 13 de abril, no Paraná, um encontro com representantes de 60 sindicatos de movimentadores de mercadoria da região Sul do Brasil. No evento, os dirigentes debateram a modernização e transformação das relações de trabalho.

Os dirigentes discutiram também o Projeto de Lei 4330/2004, que regulamenta a prestação de serviço especializado. Os destaques do texto do PL serão votados hoje, 14, na Câmara dos Deputados. Para o presidente da CSB, a pressão e o diálogo serão  a base para a consolidação de um projeto que proteja os trabalhadores. “Ainda tem muita negociação a ser feita para se manter os avanços e buscar novas conquistas. Ainda temos mais uma etapa de negociação, que será no Senado, onde é possível discutir novos elementos”, afirmou.

De acordo com Neto, a Central trabalha nesta articulação e para pressionar o Congresso, com o objetivo de construir um Projeto que evite a terceirização indiscriminada e predatória. “Há necessidade de negociar e pressionar os parlamentares para impedir qualquer tipo de retrocesso e assegurar uma legislação eficiente, que venha regulamentar a vida e as relações de trabalho de 12 milhões de trabalhadores que hoje estão desamparados”, disse o presidente.

Raimundo Firmino dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral, Auxiliares de Administração no Comércio de Café em Geral e Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais (Fentramacag), concorda que o diálogo é a base para a construção de uma proposta justa para os trabalhadores. “O Projeto de Lei apresenta pontos positivos, como disciplinar e regrar a terceirização, impedir a intermediação e também respeita a atuação dos sindicatos, porém é necessário que haja negociações que garantam a proteção do trabalhador”, disse o presidente da Fedaração.

Santos também destacou as ações de capacitação dos dirigentes sindicais que a CSB tem realizado. “Esse encontro da Central serviu para preparar os dirigentes para as negociações modernas. Com as novas leis, as relações de trabalho têm passado por mudanças, e por isso é fundamental o dirigente estar atualizado”, avaliou.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social