Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB cria a regional da Bahia

CSB cria a regional da Bahia

Durante reunião na capital do estado, a Central nomeou a direção responsável pelos trabalhos da entidade

A CSB deu mais um passo na ampliação da representatividade dos trabalhadores pelo Brasil com a criação da regional da Central na Bahia, formalizada na tarde do dia 19 de junho, durante reunião que contou com a presença do presidente da Central, Antonio Neto, do secretário-geral, Alvaro Egea, e do diretor Cosme Nogueira.

Representantes de vinte sindicatos de diversas categorias ‑ metalúrgicos, servidores públicos, movimentadores de mercadorias, administradores, contabilistas, fumageiros – participaram do evento. A direção da regional ficará sob a responsabilidade de uma comissão organizadora integrada por membros de cada sindicato filiado.

Direção regional

A comissão é formada pelos presidentes Josenita Souza Salomão, do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo; Melquisedeque Matos de Souza, do Sindicato dos Guardadores de Automóveis de Salvador; Alda Rita Lobo Damasceno, do Sindicato dos Contabilistas de Feira de Santana (Sincont); Marcos Rogerio Barbosa dos Santos, do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Salvador e Região (Sintmov); Ramiro Lubian Carbalhal, do Sindicato dos Administradores do Estado da Bahia; Marco Aurélio dos Santos de Moura, do Sindicato dos Contabilistas do Estado da Bahia (Sindiconta/BA); Valdnei De Jesus Santos, do Sindicato dos Servidores Públicos de Anguera (Sindserpa); Hamilton Ramos Lima, do Sindicato dos Servidores Públicos de Feira de Santana (Sindsesp); Georgetun José Nery Rios; Roberval Da Conceição Silva, do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Autônomo de Cargas Próprias (Sintracap); Delmo Idelfonso dos Santos; José Oliveira Reis Filho, do Sindicato dos Contadores do Extremo Sul da Bahia (Sindicontasul); Marcos Paulo Santos Peixoto, do Sindicato dos Servidores Públicos de Ilhéus; José Carlos Silva Souza, do Sindicato dos Metalúrgicos de Ilhéus; Selma Maria de Souza Freitas, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Camacan; José Alvaro França Rios, do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana e Região; e Waldir Jorge Sacramento Souza, do Sindicato dos Plásticos de Feira de Santana.

Esta coordenação, além de ter a missão de ampliar as filiações no estado, também iniciará um trabalho político e organizacional da CSB na Bahia e terá participação na organização do congresso da entidade em 2014.

União pelos trabalhadores

A CSB está se fortalecendo cada vez mais e continua em amplo processo de crescimento para apoiar e estruturar a organização dos trabalhadores. Para Antonio Neto, todo este trabalho tem o objetivo de fortalecer os sindicatos e levar para as ruas de forma vitoriosa a pauta definida pela Central.

“Prova-se, perante o Congresso Nacional, a urgência da aprovação da redução da jornada de trabalho, da regulamentação da terceirização, da luta contra a precarização dos direitos trabalhistas, do fim do fator previdenciário, da destinação de 10% do PIB para a educação ‑ incluindo os recursos do Pré-Sal ‑, de uma saúde pública gratuita e de qualidade, de mais segurança e mais ações de combate às desigualdades sociais”, enfatizou Neto.

Alvaro Egea afirmou que a regional baiana é mais uma prova de que a CSB tem força em todo o Brasil. “A reunião foi importante porque nós ouvimos os filiados, demos voz a eles sem impor decisão alguma. Iniciativas como essa servem para consolidar o trabalho da Central no Nordeste”, completou o secretário-geral.

CSB, regional da BahiaAntonio Neto ressalta que a CSB surge como uma nova trincheira de organização dos trabalhadores do País. “O Brasil vem passando por um processo de efervescência, no qual a população tem demonstrado insatisfação geral com a qualidade e os custos dos serviços públicos, que hoje estão quase todos privatizados – a exemplo da telefonia; do transporte coletivo; do setor elétrico; da saúde; e da educação, esta cada vez mais com a presença da iniciativa privada”, reiterou.

Para o presidente da Central, é preciso unir forças numa organização conjunta. “Por conta dessas necessidades emergenciais, é essencial que essas lutas sejam organizadas e canalizadas de forma consciente, a fim de obtermos avanços duradouros para o conjunto do povo e dos trabalhadores”, finalizou.

Veja a galeria de fotos da criação da regional da CSB na Bahia