CSB cria a regional da Bahia

Durante reunião na capital do estado, a Central nomeou a direção responsável pelos trabalhos da entidade

A CSB deu mais um passo na ampliação da representatividade dos trabalhadores pelo Brasil com a criação da regional da Central na Bahia, formalizada na tarde do dia 19 de junho, durante reunião que contou com a presença do presidente da Central, Antonio Neto, do secretário-geral, Alvaro Egea, e do diretor Cosme Nogueira.

Representantes de vinte sindicatos de diversas categorias ‑ metalúrgicos, servidores públicos, movimentadores de mercadorias, administradores, contabilistas, fumageiros – participaram do evento. A direção da regional ficará sob a responsabilidade de uma comissão organizadora integrada por membros de cada sindicato filiado.

Direção regional

A comissão é formada pelos presidentes Josenita Souza Salomão, do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo; Melquisedeque Matos de Souza, do Sindicato dos Guardadores de Automóveis de Salvador; Alda Rita Lobo Damasceno, do Sindicato dos Contabilistas de Feira de Santana (Sincont); Marcos Rogerio Barbosa dos Santos, do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Salvador e Região (Sintmov); Ramiro Lubian Carbalhal, do Sindicato dos Administradores do Estado da Bahia; Marco Aurélio dos Santos de Moura, do Sindicato dos Contabilistas do Estado da Bahia (Sindiconta/BA); Valdnei De Jesus Santos, do Sindicato dos Servidores Públicos de Anguera (Sindserpa); Hamilton Ramos Lima, do Sindicato dos Servidores Públicos de Feira de Santana (Sindsesp); Georgetun José Nery Rios; Roberval Da Conceição Silva, do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Autônomo de Cargas Próprias (Sintracap); Delmo Idelfonso dos Santos; José Oliveira Reis Filho, do Sindicato dos Contadores do Extremo Sul da Bahia (Sindicontasul); Marcos Paulo Santos Peixoto, do Sindicato dos Servidores Públicos de Ilhéus; José Carlos Silva Souza, do Sindicato dos Metalúrgicos de Ilhéus; Selma Maria de Souza Freitas, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Camacan; José Alvaro França Rios, do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana e Região; e Waldir Jorge Sacramento Souza, do Sindicato dos Plásticos de Feira de Santana.

Esta coordenação, além de ter a missão de ampliar as filiações no estado, também iniciará um trabalho político e organizacional da CSB na Bahia e terá participação na organização do congresso da entidade em 2014.

União pelos trabalhadores

A CSB está se fortalecendo cada vez mais e continua em amplo processo de crescimento para apoiar e estruturar a organização dos trabalhadores. Para Antonio Neto, todo este trabalho tem o objetivo de fortalecer os sindicatos e levar para as ruas de forma vitoriosa a pauta definida pela Central.

“Prova-se, perante o Congresso Nacional, a urgência da aprovação da redução da jornada de trabalho, da regulamentação da terceirização, da luta contra a precarização dos direitos trabalhistas, do fim do fator previdenciário, da destinação de 10% do PIB para a educação ‑ incluindo os recursos do Pré-Sal ‑, de uma saúde pública gratuita e de qualidade, de mais segurança e mais ações de combate às desigualdades sociais”, enfatizou Neto.

Alvaro Egea afirmou que a regional baiana é mais uma prova de que a CSB tem força em todo o Brasil. “A reunião foi importante porque nós ouvimos os filiados, demos voz a eles sem impor decisão alguma. Iniciativas como essa servem para consolidar o trabalho da Central no Nordeste”, completou o secretário-geral.

CSB, regional da BahiaAntonio Neto ressalta que a CSB surge como uma nova trincheira de organização dos trabalhadores do País. “O Brasil vem passando por um processo de efervescência, no qual a população tem demonstrado insatisfação geral com a qualidade e os custos dos serviços públicos, que hoje estão quase todos privatizados – a exemplo da telefonia; do transporte coletivo; do setor elétrico; da saúde; e da educação, esta cada vez mais com a presença da iniciativa privada”, reiterou.

Para o presidente da Central, é preciso unir forças numa organização conjunta. “Por conta dessas necessidades emergenciais, é essencial que essas lutas sejam organizadas e canalizadas de forma consciente, a fim de obtermos avanços duradouros para o conjunto do povo e dos trabalhadores”, finalizou.

Veja a galeria de fotos da criação da regional da CSB na Bahia

Compartilhe:

Leia mais
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso