A Receita Federal permitirá, a partir das 10h desta sexta (24), que contribuintes consultem se estão incluídos no lote residual de restituição do Imposto de Renda referente a outubro de 2025. O pagamento será realizado no dia 31 deste mês.
O lote contempla tanto declarações de 2025 enviadas fora do prazo, mas já regularizadas, quanto valores residuais de anos anteriores. Ao todo, 248.894 contribuintes serão beneficiados, com montante total de R$ 602,9 milhões.
Desse total, R$ 349,3 milhões serão destinados a pessoas com prioridade legal. A distribuição é a seguinte:
- 6.627 idosos com mais de 80 anos;
- 36.714 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 5.040 pessoas com deficiência física, mental ou com doença grave;
- 10.871 profissionais cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- 158.775 declarantes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via PIX.
- Outros 30.867 contribuintes sem prioridade também receberão neste lote.
Como consultar se você vai receber
O contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Depois, basta selecionar “Consultar a Restituição”.
O sistema permite uma verificação simples ou detalhada da situação da declaração, por meio do extrato de processamento acessível no portal e-CAC. Caso haja alguma pendência, é possível retificar o documento e corrigir as informações.
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A Receita também oferece um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar a liberação das restituições e verificar a situação do CPF.
Durante a consulta, o sistema também indicará se há pendências que impedem o pagamento da restituição – a popular “malha fina”.
Para confirmar essa situação, o contribuinte deve acessar o extrato do Imposto de Renda no e-CAC, entrando em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, e, na aba “Processamento”, clicar em “Pendências de Malha”.
É possível acessar o extrato usando um código gerado no site da Receita ou com certificado digital reconhecido.
Restituições retidas só são liberadas após correção da declaração ou comprovação de que as informações prestadas estão corretas.
Pagamento
Segundo a Receita, o depósito será feito somente em conta bancária do titular da declaração, reduzindo o risco de erros nos dados ou problemas na conta.
Caso o crédito não seja efetuado, o contribuinte poderá solicitar reagendamento pelo Banco do Brasil, no prazo de até um ano após a primeira tentativa.
O reagendamento pode ser feito:
- Pelo site bb.com.br/irpf;
- Pela Central BB nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Será necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deve solicitá-lo no Portal e-CAC, acessando Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Com informações de g1
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