Conselho de segurança alimentar entrega a Rodrigo Maia documento que pede volta de programa contra a fome

O diretor executivo nacional da CSB, Lino de Macedo, é conselheiro do comitê e participou da iniciativa

Os integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), nesta terça-feira (10), entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, documento que solicita a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa do governo federal que atua no enfrentamento da fome e da pobreza por meio da agricultura familiar.

De acordo com o diretor executivo nacional da CSB e conselheiro do Consea, além da entrega, também foi possível debater o assunto com alguns deputados, como Nilto Tatto (PT-SP), Padre João (PT-MG) e Bohn Gass (PT-RS). “Conseguimos, por meio de Frente Parlamentar da Alimentação, introduzir esse documento na Câmara e estamos contentes porque os parlamentes abraçaram o texto”, afirmou o dirigente.

“O PAA é um dos projetos mais inteligentes do governo na agricultura. O governo compra dos produtores e doa alimentos para pessoas mais pobres e vulneráveis. Estamos querendo o retorno disso”, explicou. Macedo ressaltou que 90% do orçamento do programa foi cortado.

Plenária

Nesta quarta-feira (11), os conselheiros participaram de uma plenária no Palácio do Planalto. Entre os assuntos debatidos estiveram a agenda regulatória na garantia dos direitos de segurança alimentar e no avanço das políticas públicas, tributação de bebidas adoçadas, rotulagem nutricional para escolhas alimentares mais saudáveis, processo de revisão de rotulagem nutricional e prevenção da obesidade.

O conselho apresentou uma minuta com as diretrizes para uma alimentação mais saudável. Entre os apontamentos está a necessidade de expor nos rótulos quais são as substâncias nocivas de cada produto. “Eu avalio que essa questão da regulamentação da rotulagem é interessantíssima para poder ter um resultado na saúde. O açúcar e o sódio descontrolados na alimentação estão fazendo as pessoas obesas e trazendo a diabetes, doença terrível. O Brasil até 2025 vai ter mais de 30 milhões de pessoas com diabetes”, avaliou o diretor.

A apresentação, entre outros pontos, também recomendou aos Ministérios da Saúde e da Educação a regulamentação da comercialização de produtos no ambiente escolar, proibindo alimentos que tenham as futuras advertências nos rótulos.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade da população está com sobrepeso. No caso dos adultos, 57% estão excesso de peso e 20%, com obesidade; 33,5% das crianças com sobrepeso e 14,3% com obesidade; e, analisando os adolescentes, 17,1% estão com sobrepeso e 8,4% são obesos.

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda