Congresso da CSPB inicia para discutir a realidade dos servidores públicos

Evento irá debater necessidade do Estado Social, negociação coletiva no setor público, direito de greve e custeio

Dirigentes da CSB prestigiaram a cerimônia de abertura do 24º Congresso Nacional da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), realizada na noite desta quarta-feira (29). Com o tema “Do Estado que temos ao Brasil que queremos”, o evento acontece no auditório do Hotel Nacional, em Brasília, e termina nesta sexta-feira (1º).

Para o secretário de Formação Sindical da CSB, presidente da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP/MG) e diretor financeiro da CSPB, Cosme Nogueira, a edição deste ano marca um período de transformação para o movimento sindical.

“Acredito que 2018 será um ano de muitos desafios. O movimento sindical vai ter que se reinventar diante das dificuldades. E esse Congresso veio em um momento muito oportuno para a gente fortalecer o debate. A CSB tem muitos sindicatos de servidores públicos, principalmente de servidores municipais, e esses sindicatos estão aqui no evento”, afirmou.

O secretário nacional dos Servidores Públicos da CSB, presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Espírito Santo (FESPUMEES) e representante do presidente da CSB, Antonio Neto, no Simpósio, Jorge Antônio da Silva Nascimento ressaltou a troca de experiências da oportunidade. “A gente está interagindo bastante no Congresso, o pessoal está pegando contatos novos, e a importância de estarmos aqui é que acabamos conhecendo outros presidentes de sindicato, outras federações, angariando mais para a CSB”, frisou.

O diretor de Relações Internacionais da CSPB, Sérgio Arnoud, acredita que o evento será fundamental na criação de um discurso unificado. “Nossa participação no Congresso é importante porque visa influir no plano de lutas, de ação, que nós pretendemos que seja unitário, de todas as organizações sindicais do País contra esse desmonte do Estado Brasileiro e que começa pelo desmonte do serviço público”, analisou.

Greve geral

Em discurso, o senador Paulo Paim (PT-RS) convocou todos os presentes para a greve geral das centrais sindicais. “No dia 5 de dezembro, nós vamos estar todos unidos nessa grande mobilização. Tem que ter greve geral nesse País. Cada um de nós, sindicalistas, tem que cumprir a sua parte, e sei que nós vamos cumprir. Nós perdemos este ano o que construímos ao longo de nossas vidas”, pontuou.

Programação

Durante os três dias e em comissões, os congressistas vão discutir diversos temas, como “A necessidade do Estado Social”, “Negociação Coletiva no Setor Público”, “Direito de Greve no Setor Público”, “Convenção 151 da OIT: Organização e Custeio da Organização Sindical do Setor Público”, além do Plano de Ação.

O seminário deste ano homenageia o sindicalista Hélio de Mello, ex-dirigente da CSPB e ex-presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Civis do Brasil (UNSP).

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem