Central dos Sindicatos Brasileiros

Com sindicatos, deputados definem pautas em defesa do serviço público

Com sindicatos, deputados definem pautas em defesa do serviço público

Dias após a posse dos parlamentares eleitos em 2022, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público já realizou sua primeira reunião de trabalho nesta segunda-feira (6) e definiu quais serão as pautas prioritárias do grupo este ano. 

A Frente presidida pelo deputado federal André Figueiredo, líder do PDT na Câmara, discutiu a definição das pautas com sindicatos e entidades de classe. 

Dentre as pautas eleitas, estão:

  • A reestruturação salarial dos servidores após perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos;
  • O financiamento das entidades de classe do funcionalismo;
  • Os direitos de greve e à negociação coletiva – que são garantidos pela Convenção 151 da OIT, a qual o Brasil é signatário, mas não aplica;
  • A organização sindical dos servidores. 

O grupo reunido também defendeu a extensão do mandato classista com ônus para a administração pública e a recomposição da força de trabalho no serviço público. O desfalque no quadro de funcionários em algumas áreas, como nas agências reguladores federais, pode chegar a 70%, por exemplo. 

O deputado falou sobre a importância do Estado brasileiro, especialmente para a população mais pobre, e como ele deve ser fortalecido por meio da valorização de seus servidores, que atendem essa população. 

“É fundamental que o Brasil seja reconstruído a partir do servidor e do serviço público valorizado. Aqui eu me coloco como soldado, para que a gente possa, no Parlamento, propiciar que a frente seja escutada”, disse Figueiredo. 

A perspectiva do deputado é que haja evolução na área nos próximos anos devido à mudança de governo, que não é hostil aos servidores como era a administração de Bolsonaro. 

“Temos um governo federal que tem a compreensão, pelo menos na sua essência, da importância que tem o serviço público e, por consequência, a valorização do servidor público como um todo”, disse Figueiredo. 

Foto: Bruno Spada/Agência Câmara

Leia também: Governo reabre mesa de negociação permanente com o funcionalismo público