Com público recorde, CSB e SEAAC debatem reforma trabalhista em Presidente Prudente (SP)

Seminário, que contou com as parcerias da OAB e Sescon-SP, recebeu mais de 350 participantes, que assistiram a palestras sobre a Lei 13.467

Em vigor há mais de um mês, a Lei 13.467, da reforma trabalhista, ainda tem gerado dúvidas nos trabalhadores, empresários e empregados da área de Recursos Humanos (RH). Para subsidiar técnica e juridicamente dirigentes, advogados e representações do mundo do trabalho, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e o Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e de Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e em Empresas de Serviços Contábeis de Presidente Prudente e Região (SEAAC), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) eo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), realizaram na manhã desta quinta-feira (14), na sede da OAB Presidente Prudente, o Seminário “Reforma Trabalhista – Os impactos da Reforma Trabalhista nas relações de trabalho”.

Com um público de 350 participantes, entre trabalhadores, advogados, dirigentes sindicais, representantes do setor patronal e funcionários da área de recursos humanos, o evento contou com as palestras do desembargador do TRT 15ª Região Luís Henrique Rafael e do Subprocurador-Geral do Trabalho – DF, Luís Antônio Camargo de Melo.

Temas como as novas modalidades de contrato de trabalho, obrigatoriedade de as homologações serem feitas nas entidades sindicais e subsistência dos sindicatos foram amplamente comentados e questionados pelos participantes, que puderam fazer perguntas por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp.

Um dos organizadores do seminário, o 1º secretário de Organização e Mobilização da CSB e presidente do SEAAC, Paulo de Oliveira, o P.O., falou sobre a importância do evento no atual cenário brasileiro. “Fizemos uma avaliação extremamente positiva, o número de participantes nos deixou muito feliz. No ponto de vista da CSB, foi importante pois destacou a Central em uma forma regional. Você tem os mais diversos setores assistindo e ouvindo falar sobre a entidade. A participação dos sindicatos também fortalece ainda mais a Central, essa é uma luta nossa como entidade, e isso tem um reflexo positivo. Como organizador, é uma alegria muito grande em poder realizar um evento onde tudo saiu conforme planejado e onde os palestrantes fizeram uma participação de forma muito expressiva com uma visão mais progressista da reforma. Estamos felizes com o resultado do evento”, falou P.O., que também é vice-presidente da CSB Seccional São Paulo.

O seminário também possibilitou mostrar aos profissionais de RH um lado que muitos não querem enxergar das entidades sindicais. “Quando você traz na mesa uma central sindical e coloca junto a uma representação de um segmento importante como é a contabilidade, pois eles balizam  a aplicação da Lei, por serem eles que operam a relação de trabalho, demostra que estamos dispostos a fazer um debate de alto nível e que entendemos a importância das empresas, mas estaremos sempre na defesa dos interesses dos trabalhadores em busca de uma relação mais justa e mais igual, em um processo de distribuição de renda através de um salário e da qualidade do trabalho. A participação patronal também contribuiu muito nesta discussão”, completou P.O, agradecendo ao presidente da Central pela colaboração.

“Queremos destacar os agradecimentos ao presidente Neto, pois de pronto ele atendeu nossa solicitação e a necessidade desta região em poder ouvir palestra do nível que a gente ouviu nos eventos estaduais e nacionais da CSB. Também quero agradecer o Alessandro [Rodrigues, secretário de Comunicação da CSB], que com muita competência viabilizou todos os detalhes para que a gente pudesse realizar e para que o evento fosse um sucesso”, finalizou o presidente do SEAAC.

Compartilhe:

Leia mais
fachada serpro greve
Greve no Serpro é encerrada após trabalhadores aceitarem acordo proposto pelo TST
Sindicato dos Mineiros de Candiota denunciam privatização de mina
Sindicato dos Mineiros de Candiota denuncia governo gaúcho por privatização de mina
isenção fiscal para petroleiras
Renúncias fiscais a petroleiras somam R$ 260 bilhões desde 2015; CSB denunciou medida
Lula sanciona estatuto da segurança privada
Lula sanciona Estatuto da Segurança Privada, aprovado após mobilização sindical no Congresso
Palestra negociação coletiva ministério trabalho espanha
Técnico do Ministério do Trabalho da Espanha dará palestra sobre negociação coletiva; assista
operação trabalho infantil em Pernambuco
Trabalho infantil: 40% dos estudantes entre 6 e 17 anos dizem que também trabalham
plenário almg 4-9-24
Assembleia Legislativa de MG amplia direitos de servidoras gestantes e lactantes
trabalho híbrido aumento produtividade
Trabalho híbrido aumentou produtividade, aponta pesquisa com trabalhadores e empresas
aumento salário mínimo impulsionou PIB
Política de valorização do salário mínimo impulsiona alta do PIB do Brasil
TST reconhece vínculo de trabalhadora PJ
TST reconhece vínculo empregatício de trabalhadora que tinha contrato como PJ