Central dos Sindicatos Brasileiros

Chile reduz jornada semanal de trabalho para 40 horas; veja os efeitos da mudança

Chile reduz jornada semanal de trabalho para 40 horas; veja os efeitos da mudança

Chile reduz jornada semanal de trabalho para 40 horas – Em abril, o Chile aprovou a redução da jornada de trabalho, se tornando o país com menor carga horária da América do Sul.

A implementação pelo Congresso chileno limita o tempo de 45 para 40 horas semanais, sem prejuízos para o salário, e será feita de forma gradual ao longo dos próximos cinco anos.

Além disso, existe agora a possibilidade de trabalhar 4 dias e descansar 3, diferentemente da antiga vigência, que outorgava 5 dias de trabalho semanal.

A medida aprovada pode se tornar um modelo para outros países, visto que fomenta a produtividade, saúde e bem-estar entre funcionários.

A redução da semana de trabalho para quatro dias será viabilizada com o cumprimento de horas extras que justifiquem o 3º dia folgado. A legislação chilena permitia 12 horas extras, mas a partir da nova lei ficará limitada a cinco horas extras por semana.

Semana de 4 dias

A semana de quatro dias de trabalho tem ganhado muita atenção nos últimos anos.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido, em 2022, envolvendo mais de 60 empresas de diversos setores, mostrou que 91% das empresas que participaram da experiência de seis meses querem manter a semana de 4 dias.

O resultado do estudo mostra que a nova proposta para jornada de trabalho ajuda a reduzir o desemprego, além de proteger o meio ambiente, já que implica em menor migração e uso de transporte.

Também ocasionou maior bem-estar devido ao tempo livre dos trabalhadores.

A mesma pesquisa apontou aumento na receita das empresas que participaram e da produtividade dos trabalhadores, reduzindo faltas e maior disposição para jornada presencial.

Estudo no Brasil

No país, a redução da jornada de trabalho sem prejuízo ao salário representa uma reivindicação histórica do movimento sindical.

Uma proposta no formato de redução para 4 dias por semana foi incluída na pauta de reivindicações dos bancários, em sua campanha salarial de 2022.

O Brasil também realizará um teste de semana de 4 dias para estudo do impacto na jornada de trabalho. A primeira fase será em agosto e ao final do experimento, serão avaliados indicadores como equilíbrio entre vida pessoal e profissional, estresse da força de trabalho e resultados financeiros e turnover (rotatividade).

Diante dos resultados, as empresas poderão decidir se irão seguir com modelo de jornada reduzida para 4 dias na semana.