Central dos Sindicatos Brasileiros

Centrais Sindicais e Governo do Paraná discutem medidas de enfrentamento ao coronavírus

Centrais Sindicais e Governo do Paraná discutem medidas de enfrentamento ao coronavírus

Na tarde desta quarta-feira (08), representantes das principais Centrais Sindicais realizaram videoconferência para apresentar e discutir saídas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. O foco da discussão foi o estado de Paraná, cujo governador, Ratinho Junior (PSD), estava presente no encontro.

Estavam presentes na reunião, representantes das seguintes entidades: Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Força Sindical. O Departamento Intersindical de Estatísitica e Estudos Socioeconômicos (Dieese) também teve representante presente. Já por parte do Governo, além de Ratinho Junior, compareceram os secretários da saúde, da casa civil e do planejamento do estado.

Representando a CSB, além do presidente Antonio Neto e do secretário geral Álvaro Egea, estava presente Cacá Pereira, presidente na seccional paranaense. Em sua fala, Pereira ressaltou a importância de dar atenção aos profissionais das áreas essenciais, principalmente aos motofretistas e mototaxistas. “Hoje os motofretistas estão trabalhando a todo vapor, em função do aumento do delivery e do consumo online. É uma categoria que está muito exposta, pois eles pegam os alimentos nos restaurantes e entregam diretamente ao consumidor. Ou seja, eles tem contato direto tanto com o fornecedor quanto com o público”, apontou Cacá.

Dessa forma, o sindicalista propõe que se tomem medidas que protejam a categoria, tanto a partir de auxílios do governo quanto com que as empresas colaborem com a integridade física daqueles que usam motocicletas como instrumento de trabalho.

“Temos que pensar em normas para que as empresas ofereçam aos trabalhadores instrumentos que possibilitem o máximo de prevenção o possível. Além disso, possbilitar fomentos públicos que possibilitem a distribuição de itens como máscaras e álcool gel”, sugeriu Cacá.

Por fim, o governador Ratinho Junior anunciou tímidas medidas para o enfrentamento à crise socioeconômica.