Centrais debatem PLC 30 com senador Paulo Paim

CSB participou do encontro que discutiu a regulamentação de prestação de serviço especializado e a realização de audiências públicas sobre o tema nos estados.

A CSB, representada por Wesley Bastos, secretário-geral do Sindpen-DF, e outras centrais sindicais reuniram-se com o senador Paulo Paim (PT-RS), na segunda-feira, 01 de junho, para debater o Projeto de Lei da Câmara 30/2015 (PLC 30), que trata da regulamentação da prestação de serviço especializado.

Wesley Bastos reiterou o posicionamento da CSB sobre a necessidade de oferecer a milhões de terceirizados os benefícios garantidos pela CLT, além de lutar pelo fim da precarização da mão de obra e das relações de trabalho. A intenção é proteger uma grande fração de profissionais que estão expostos, sem proteção, por não existir ainda uma jurisprudência que determine os limites da terceirização. Além disso, a CSB defende a retirada da terceirização na atividade-fim, além da exclusão do setor público do Projeto.

O Projeto aprovado na Câmara, e em tramitação no Senado, define que a prestadora deve ter objeto único, qualificação técnica e capacidade econômica compatível com os serviços oferecidos. A proposta prevê também a extensão dos mesmos direitos assegurados aos funcionários das empresas contratantes, como as condições alimentares, de transporte, atendimento médico e treinamento. É ainda de incumbência dos contratantes fiscalizar os trabalhos, inclusive, a distribuição dos proventos e direitos trabalhistas. Caso ocorra alguma inadimplência em relação aos compromissos previdenciários, a empresa que recebe a prestação de serviço é acionada e passa a ter responsabilidade solidária.

O encontro tratou ainda da realização de audiências públicas nos estados, por meio do Fórum de Combate à Terceirização.

Crescimento da prestação de serviços

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), estima-se que, no início de 2015, 13 milhões de trabalhadores faziam parte da lista de contratados em regime de prestação de serviço, um aumento considerável aos anos anteriores.

Wesley Bastos salientou que, com a sanção do Projeto, os trabalhadores terão segurança, tornando-se protegidos por uma legislação específica. “Defendemos a regulamentação porque existem cerca de 13 milhões de trabalhadores sem nenhum tipo de apoio, porém, lutamos contra a terceirização no setor público, pois isso representaria perda na qualidade e precarizaria o servidor público”, afirmou o dirigente.

Posição do Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defende a normatização dos que já estão inseridos neste regime de trabalho, mas manifesta desconforto quanto ao desenvolvimento desse novo modelo de crescimento econômico que represente o retrocesso sob a óptica dos direitos trabalhistas.

“Eu defendo a necessidade de modernizar nossa economia e acho, sim, que tem que regulamentar os terceirizados existentes, esses 13 milhões de trabalhadores, mas não podemos precarizar outros 40 milhões. O Legislativo pode regulamentar a terceirização da atividade-fim, mas essa é uma nova opção de desenvolvimento para o Brasil. Uma opção que precariza as relações de trabalho, revoga da CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], e a CLT não pode ser revogada assim”, declarou Calheiros.

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos