Capitalização: Guedes volta à carga com o terraplanismo econômico

A crença fanática no neoliberalismo é tão anticientífica quanto o terraplanismo

Terraplanistas são aqueles que enfrentam todas as evidências científicas e vão na contramão do bom senso para proclamar verdades imaginárias. Para eles, não importa que a unanimidade das pesquisas demonstre que estão errados. Tentam desqualificar qualquer um que os desmintam, exibem dados fantasiosos e seguem em frente acreditando que a terra é plana. Na sua área de atuação, a economia, o ministro Paulo Guedes tem o mesmo tipo de comportamento.

Como revela o jornalista Antonio Temóteo, do UOL, Guedes está prestes a entrar em nova cruzada pela capitalização da Previdência. Exatamente a proposta que, por meses a fio, o ministro defendeu no ano passado junto ao Congresso e foi rejeitada de forma veemente pelos parlamentares que votaram a reforma do sistema de aposentadoria.

Além dos argumentos teóricos, a proposta do ministro da Economia foi vencida pela constatação empírica de que a capitalização é receita de fracasso. O sistema chileno, um dos principais experimentos desse tipo de previdência e grande inspirador de Guedes, deixou uma multidão de aposentados sem ter como sobreviver. Foi a bancarrota da capitalização no Chile o principal combustível para a revolta popular que se estendeu por meses no país, com embates diários entre o povo e a polícia.

Isso parece não ter sido suficiente para convencer o terraplanista que comanda o Ministério da Economia de que sua proposta aponta para o caos. Obsessivo, ele pretende repetir a tentativa depois que a pandemia arrefecer, talvez animado por contar agora com o apoio do Centrão.

Outra ideia fixa é o aprofundamento da precarização das condições dos trabalhadores brasileiros. Guedes quer aumentar as contratações por hora trabalhada, em vez de salários mensais. Argumenta que a providência geraria emprego formal para 38 milhões de brasileiros — a mesma promessa vazia feita na reforma trabalhista de Michel Temer, que, como mostram os índices estratosféricos de desemprego, não se cumpriu.

Na verdade, o resultado do trabalho por hora não seria incluir os informais no mercado formal, mas uberizar as vagas que hoje oferecem remuneração minimamente decente. O ministro não consegue enxergar que os trabalhadores brasileiros já perderam direitos demais, é hora de o Estado ajudar os empresários a manter empregos.

Para completar, Guedes retoma mais uma ideia surrada: a CPMF. Nem o presidente Jair Bolsonaro simpatiza com a adoção desse imposto, mas muita gente no governo tenta convencê-lo a encampar a campanha do ministro — o vice-presidente Hamilton Mourão é um deles.

A realidade pós-pandemia deverá acrescentar novos desafios econômicos aos que o Brasil já tinha pela frente. Se tudo o que o ministro da Economia tem guardado na manga para enfrentar os novos tempos são as velhas propostas, estamos muito mal parados.

Levando-se em consideração a arrogância com que Guedes costuma defender seu receituário econômico — o mesmo que no trimestre pré-pandemia enfiou o país em uma recessão —, é difícil que seja convencido a abandoná-lo, mesmo contra todas as evidências. Infelizmente, como se sabe, a teimosia é uma das principais características dos terraplanistas

Fonte: UOL

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil