Banda larga móvel não é veloz como deveria

Só em 7 Estados do país todas as teles cumprem regra de entregar mais de 95% da velocidade contratada pelo usuário

Monitoramento é feito desde 2012, a partir de usuários voluntários; empresas podem ser multadas pelas falhas

Se o critério para escolha da operadora de celular for a velocidade da internet, o consumidor só poderá tomar essa decisão tranquilamente –e sem fazer muita pesquisa– em sete Estados brasileiros.

Nas outras 20 unidades da federação há ao menos uma empresa descumprindo o padrão mínimo para a velocidade da conexão móvel, aquela usada por smartphones, tablets e modems portáteis.

O resultado faz parte do mais recente estudo da Anatel (agência reguladora), que capturou informações do serviço no mês de março deste ano (veja quadro).

Norma da própria agência reguladora determina a entrega superior a 95% da velocidade contratada pelo usuário. Essa velocidade, chamada instantânea, é aquela que pode ser verificada no instante da navegação.

Apenas uma empresa em São Paulo não cumpre a determinação da Anatel: a Algar Telecom, que entrega 93% do contratado pelos usuários. Todas as demais conseguiram atingir a meta no Estado.

No Rio de Janeiro, 3 de 5 empresas descumprem as normas: Claro, TIM e Vivo.

No Maranhão, Amazonas, Rio Grande do Norte e Santa Catarina metade das empresas também está fora do limite ideal: 2 de 4 que oferecem o serviço.

A qualidade é atingida por todas as teles em Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

MEIO LARGA

A aferição da velocidade entregue pelas companhias do setor começou a ser feita no fim de 2012, para identificar as deficiências das teles, criar regras novas para o setor e aplicar sanções, em caso de necessidade.

Os descumprimentos passam por análise e procedimentos internos na reguladora, para que cada empresa tenha direito a justificar sua falha. A partir de então, a agência determina qual será a punição e, no caso de multas, qual será o valor.

As medições são feitas em todo país com auxílio de consumidores voluntários, que se inscrevem preenchendo um formulário.

A escolha final é feita por meio de sorteio e os destacados são monitorados por equipamentos de medição. Os dados são automaticamente encaminhados para a Anatel.

Fonte: Folha de São Paulo

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