Após sucesso da greve, servidores do Instituto de Previdência de MG voltam a receber salários

Mais de 450 mil trabalhadores do executivo foram afetados com os atrasos de pagamentos

 

 

Nesta segunda-feira (10), o governo mineiro informou que irá regularizar o pagamento dos salários dos servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG). A decisão foi tomada após a categoria entrar oficialmente em greve e promover diversas paralisações com apoio do sindicato dos trabalhadores, o SISIPSEMG, e da CSB.

A diretora do SISIPSEMG e secretária da Mulher Trabalhadora da CSB, Antonieta de Faria, mais conhecida como Tieta, comemorou o sucesso do engajamento dos trabalhadores. “A greve foi muito válida. Ficou muito claro que o servidor não tem noção da força quando ele se une. A união foi fundamental para esse êxito”.

Em nota e após reunião com representantes do sindicato, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) de Minas Gerais disse que efetuará o pagamento da primeira parte do salário de agosto no dia 13 de setembro e a segunda parte no dia 26 também deste mês para ativos e aposentados. O pagamento referente a julho foi feito na semana passada.

 A partir de agora, os trabalhadores IPSEMG recebem nas mesmas condições de categorias prioritárias para o governo, como a segurança pública. Com a notícia, a greve foi interrompida e os servidores voltaram aos postos.

A greve

Como explicou Tieta, “o governo começou a parcelar os pagamentos em 2016, mas a partir de maio deste ano começou a atrasar o que já estava atrasado e parcelar as parcelas”, pontuou. Após os atrasos, os servidores decretaram greve.

Conforme a dirigente informou, a falta de pagamento atingiu mais de 450 mil servidores do executivo. “A capital e o interior tiveram adesão total à greve, resguardando as escalas mínimas e preservando as áreas críticas.”.

No último dia 31, o governo convocou as lideranças do movimento para negociação, mas não houve resposta concreta.

Manifestações

No dia 30 de agosto e no dia 4 deste mês, os trabalhadores promoveram grandes manifestações na cidade administrativa e no centro de especialidades médicas com faixas, bandeiras e apitos. Já no dia 5, às 7h, a concentração foi realizada na Gerência Odontológica.

Greve interrompida

A primeira etapa da paralisação começou em maio, foi encerrada e voltou em agosto. “Em maio, com o depósito do pagamento atrasado e a proposta de não mais deixar os servidores do IPSEMG fora da escala, a greve foi interrompida e os servidores mantiveram estado de greve”, pontuou Tieta.

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara