Antonio Neto debate organização sindical e enfrentamento à reforma trabalhista em Natal (RN)

A convite de sindicalistas do Rio Grande do Norte, presidente da CSB apresentou a luta da Central contra a Lei 13.467 e reforçou a necessidade de enfrentamento

Esta quinta-feira (22) foi pautada por debates sobre a reforma trabalhista e a organização sindical em Natal. A convite de sindicalistas do Rio Grande do Norte, o presidente da CSB, Antonio Neto, visitou a capital potiguar para fortalecer a organização do movimento sindical no estado e construir estratégias de enfrentamento à Lei 13.467.

Entidades representantes dos servidores públicos, motociclistas, trabalhadores em tecnologia da informação, da área cultural, do setor de águas e esgoto, técnicos em refrigeração, frentistas e bombeiros ouviram de Antonio Neto uma detalhada apresentação sobre o processo de tramitação e sanção da lei da reforma trabalhista.

Além de abordar o combate da CSB, desde o envio do projeto de lei à Câmara – que modificou drasticamente a proposta – até a sanção pelo presidente Michel Temer, Neto argumentou sobre a maneira açodada com a qual a reforma foi tratada no Congresso e alertou os dirigentes sobre a realidade da relação capital-trabalho após a entrada em vigor da lei.

O presidente da CSB afirmou que, na prática, nas negociações coletivas, os dirigentes sindicais estão atentos à posição acintosa adotada pelos empresários nas negociações. Segundo o dirigente, o setor patronal vem apresentando uma pauta totalmente supressora de direitos e conquistas consolidados nas convenções coletivas.

Além dos retrocessos impetrados pela Lei 13.467 – como a precarização das relações de trabalho, o incentivo à informalidade, o desrespeito às mulheres –, Antonio Neto também trouxe à tona a importância da sustentação das entidades por meio da contribuição sindical.

“Já conseguimos vitórias expressivas na Justiça. Nosso enfrentamento se fortalece a cada dia. E as decisões do Judiciários nos faz ter a certeza ainda mais límpida de que essa lei é inconstitucional”, explicou Neto sobre as mais de 30 decisões da Justiça a favor do recolhimento da contribuição sindical.

Veja as decisões judiciais a favor do imposto sindical

Também pauta em destaque do encontro em Natal, a organização sindical no estado foi defendida pelo presidente da CSB como ferramenta essencial no fortalecimento dos sindicatos e na defesa dos trabalhadores.

“O Rio Grande do Norte, de cera forma, virou um símbolo para o movimento sindical brasileiro de se organizar e lutar contra os principais atores que sustentaram a reforma trabalhista”, disse Neto em referência a protagonismo do relator da reforma na Câmara dos Deputados, Rogério Marinho (PSDB), parlamentar nascido no RN, pela aprovação do projeto que, na forma da Lei 13.467, representa um ataque à CLT e aos direitos trabalhistas segundo Antonio Neto.

“Nesse sentido, a luta aqui no Rio Grande do Norte e a derrota desses atores, como o Rogério Marinho, são fundamentais para que avancem nossa organização, as nossas lutas e nosso engajamento no estado. Não podemos esmorecer, e sei que vocês seguirão em frente nessa empreitada”, concluiu o presidente da CSB.

Entre as entidades que participaram do encontro estiveram o Sindpd, Senalba, Sindmoto Sindbombeiros, Sintrop, FESEPURN, Sintgel e Sindagua.

Compartilhe:

Leia mais
calor trabalho denuncias mpt
Denúncias ao MPT envolvendo calor extremo batem recorde nos primeiros meses de 2025
novo consignado clt para trabalhadores negativados
Trabalhador negativado pode solicitar novo consignado para CLTs; saiba como funciona
Declaração Imposto de Renda 2025 (2)
Declaração pré-preenchida completa do Imposto de Renda 2025 já está disponível; acesse
Seminário Femergs1
CSB participa do VIX Seminário de Formação do Servidor Público Municipal da Femergs
plano de saúde criança autista
Mãe aciona Justiça após seguradora reajustar em 379% plano de saúde do filho autista
isenção IR certificação TI
Sindpd-SP e Fenati: Isenção de Imposto de Renda na certificação em TI já!
fachada banco do brasil sede
Banco do Brasil lidera novo consignado para CLTs com R$ 600 milhões liberados
brasil cria 432 mil empregos fevereiro 2025
Brasil gera 432 mil empregos formais em fevereiro, melhor resultado histórico para o mês
geração de empregos recorde em fevereiro
Geração de empregos no Brasil deve bater recorde histórico em fevereiro
reajuste servidores públicos
MGI: Reajuste dos servidores federais será pago em maio, incluindo valores retroativos