Afastamentos relacionados à saúde mental crescem 68% em um ano; mulheres são maioria

Uma crise de saúde mental sem precedentes atinge o Brasil e impacta diretamente a vida dos trabalhadores. Levantamento do Ministério da Previdência Social (MPS) mostra que foram quase meio milhão de afastamentos. Em 2024, transtornos mentais alcançaram uma situação incapacitante inédita com 472.328 licenças médicas. Se comparado com o ano anterior, houve um aumento de 68%.

A situação fez o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, atualizar a NR-1, norma regulamentadora que contém as diretrizes sobre saúde no ambiente de trabalho. Com a mudança, empresas passam a ser responsáveis pela saúde mental dos trabalhadores e deverão ser fiscalizadas, podendo receber multas.

Leia também: Centrais dão início à campanha “Março Mulher” com panfletagem sobre Política Nacional de Cuidados

A lista de doenças que motivaram os benefícios por incapacidade temporária (acima de 15 dias) concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem ansiedade no topo, com 141.414 afastamentos, seguida por depressão (113.604), depressão recorrente (52.627) e transtorno bipolar (51.314). Demais doenças como vícios em drogas e reações ao estresse grave somam 75.492 afastamentos. O ‘burnout’ gerou 4 mil licenças, mas especialistas ressaltam que o número baixo é motivado pela dificuldade do diagnóstico.

Os estados com maior número de licenças são São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Porém, ao analisar proporcionalmente o número de afastamentos em relação à população, os maiores índices estão no Distrito Federal, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Mulheres lideram afastamentos

Através do levantamento do INSS é possível traçar o perfil dos trabalhadores que receberam o benefício. 301.348 afastamentos (64%) foram concedidos a mulheres, enquanto 170.980 homens foram afastados. Ambos com idade média de 41 anos e apresentando quadros de ansiedade e depressão.

De acordo com último Censo, as mulheres mantêm financeiramente 49,1% dos lares brasileiros, o que representa 35 milhões de famílias pelo país. E a maioria está na faixa etária a partir de 40 anos, exatamente a mesma idade média dos afastamentos.

Os transtornos mentais são causados por múltiplos fatores, portanto não há uma explicação única para a crise que o Brasil enfrenta. Entre as questões que podem explicar a situação, está o luto e o estresse emocional pós pandemia, a insegurança financeira com a inflação aumentando o custo de vida e o aumento da informalidade, que causa insegurança no trabalhador.

Sindpd oferece palestras gratuitas sobre saúde mental

Preocupado em contribuir para a criação de um ambiente corporativo saudável do ponto de vista de saúde mental para os trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) agora promove palestras gratuitas sobre o tema para empresas interessadas.

As palestras são ministradas por Maria Auxiliadora Camargo Marques, pedagoga, professora universitária, facilitadora e Life Coach Internacional do Método Louise Hay. Além das questões de saúde mental, a pedagoga irá abordar um conceito muito utilizado no ambiente corporativo, as “soft skills”, que nada mais são do que “habilidades subjetivas”, ou seja, relação interpessoal, criatividade, resiliência, pensamento crítico, autoconhecimento, entre outras.

Em um ambiente empresarial onde competitividade e eficiência são cruciais, investir na saúde dos funcionários não é apenas uma escolha ética, mas também estratégica. A saúde dos trabalhadores não deve ser vista apenas como uma preocupação regulatória, mas como um indicador claro do futuro sustentável e produtivo da empresa.

As palestras também poderão ser acompanhadas por profissionais de Recursos Humanos (RH), que poderão se aprimorar nas questões relacionadas à saúde mental dos funcionários. As empresas interessadas devem encaminhar uma solicitação para o e-mail [email protected].

No Sindplay, ferramenta de streaming apelidada pela mídia especializada de “Netflix de TI”, você encontra todas as palestras com acesso gratuito para sócios e contribuintes do Sindpd. (Conheça o Sindplay clicando aqui)

Com informações de G1
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom