Duzentas pessoas debatem “A Polícia Civil que queremos” em seminário sobre segurança pública no Ceará

Evento foi promovido pelo Sinpol/CE e discutiu estratégias de valorização profissional e estrutura da Polícia Civil

Com o objetivo de debater soluções na segurança pública e novos modelos estruturais da Polícia Civil, o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol/CE) promoveu, no último sábado (5), o 1º Seminário “A Polícia Civil que queremos”. Organizado para discutir o tema “Combate ao Crime Organizado no Ceará a partir do Fortalecimento da Atividade Investigativa”, o evento reuniu cerca de 200 pessoas entre dirigentes sindicais, juristas, autoridades acadêmicas, lideranças sociais e membros da categoria em Fortaleza (CE).

Durante o encontro, questionamentos como “O que precisa ser feito para o polícia civil ser valorizado?” e “Onde precisamos mudar para trabalhadores e população terem o retorno que nós queremos?” foram o mote do seminário. Segundo a vice-presidente do Sindicato, Ana Paula Cavalcante, o intuito das palestras foi o de despertar nos participantes o interesse e a força de vontade para buscar estratégias de valorização da categoria.

“Este é o nosso primeiro seminário de grande porte e nele basicamente discutimos sugestões e mudanças necessárias à Polícia Civil, para transformar a instituição em um órgão eficiente. Hoje, os índices de solução de crimes no Brasil são baixíssimos, então a discussão se pautou nisso. No dia, tivemos palestras sobre carreira única e o projeto Oficial de Polícia Judiciária, do Sinpol/CE, que já ganhou contorno nacional. Será um ponto fundamental da lei orgânica das polícias que tramitará no Congresso. Por isso esse evento foi muito positivo, porque pudemos apresentar esses assuntos à sociedade e aos trabalhadores”, avalia Cavalcante.

Além das palestras citadas pela dirigente – ministradas pelo vice-presidente da CSB Flávio Werneck e pelo presidente do Sinpol/CE, Francisco Lucas –, os assuntos “investigação criminal como alicerce da persecução penal”, “gangues, pandillas e facções: desafios da violência organizada à investigação criminal” e “combate ao crime organizado a partir de ações de inteligência” também foram debatidos ao longo do seminário.

Na ocasião, os temas foram apresentados pelo diretor da faculdade de direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque; pelo pesquisador de estudos da violência da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Ricardo Moura, e pelo defensor público do estado Emerson Castelo Branco.

De acordo com o presidente do Sinpol/CE, Francisco Lucas, “este será o primeiro de vários eventos dessa natureza realizados pelo Sindicato”. Segundo a vice-presidente Ana Paula, o plano é que os encontros da categoria em seminários sejam bimestrais. O próximo  será marcado para o mês julho.

Apoio

O 1º Seminário “A Polícia Civil que queremos” aconteceu no auditório do Centro Universitário Estácio, unidade Moreira Campos, e contou com o apoio da faculdade e da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem