CSB Amazonas debate reivindicações dos pescadores

Categoria luta pela valorização e reconhecimento da pesca artesanal no Brasil

A secretaria dos Trabalhadores na Pesca da CSB se reuniu com o senador Eduardo Braga (PMDB- AM), no dia 8 de julho, para apresentar e debater as reivindicações dos pescadores. Entre as principais reivindicações estavam o pagamento do seguro-defeso e o orçamento de 2017 para o fe31b34a-9cfa-48f7-ab9b-e23aeeccafd4financiamento do Plano Safra da Pesca e da Aquicultura, que dispõe créditos com juros subsidiados para a melhoria das condições de pesca e produção em todo o País.

Segundo Ronildo Nogueira Palmere, secretario dos Trabalhadores na Pesca e presidente do Sindicato dos Pescadores no Estado do Amazonas (SINDPESCA-AM), o encontro com o senador foi o início da abertura de um diálogo entre a categoria e o governo. “Os pescadores artesanais do Brasil estão esquecidos. Sofremos muito ano passado com a falta do seguro-defeso, precisamos de garantias do governo de que o benefício será pago aos pescadores durante o período de defeso. Além disso, quando estamos no período de pesca temos os problemas de conservação do produto, pois falta investimento nas câmaras frigoríficas e salgadeiras comunitárias. Perdemos muitos peixes por causa da falta de conservação. Estamos lutando para que a pesca artesanal seja reconhecida pelo seu papel social e econômico em todo o Brasil”, afirmou.fe1b3ab4-e89a-4ef7-9a65-608239fd7541

Palmere explica que o não pagamento do seguro-defeso gerou impactos econômicos, sociais e ambientais. “Ano passado, o governo suspendeu temporariamente o pagamento do benefício aos pescadores, mas, mesmo após a liberação do pagamento do seguro-defeso, o dinheiro não chegou a mão dos pescadores. O dinheiro vem para os municípios e para os bancos, mas não chega na mão dos pescadores. O governo precisa fiscalizar isso e garantir que o dinheiro chegue nas mãos dos trabalhadores. O governo tem obrigações sociais e ambientais; o não pagamento do seguro-defeso prejudica o trabalhador e o meio ambiente. Nós, do sindicato e da CSB, iremos pelos pescadores não só do Amazonas mas de todo o Brasil”, avalia o presidente do SINDPESCA-AM.

Outra reivindicação da categoria foi a garantia de que o governo Federal irá liberar orçamento para e2ed309f-4a97-4800-bc56-15109d4f5028o financiamento do Plano Safra da Pesca e da Aquicultura de 2017. “Com essa verba, é possível investir em câmaras frigorificas e salgadeiras, na capacitação dos pescadores e na organização das cooperativas pesqueiras”, explica o dirigente.

Para Rita de Nazaré Dias, vice-presidente da CSB, que também estava presente na reunião, é importante mobilizar os pescadores de todo o Brasil em defesa da valorização da categoria. “Queremos que governo conheça a realidade dos pescadores e veja quanto é sofrida. O Amazonas e os pescadores do Brasil estão abandonados pelo governo. Seja ele profissional ou artesanal, o pescador passa por muitas dificuldades. Esse é o início de uma campanha nacional em defesa dos pescadores brasileiros”, argumenta a dirigente.

Após a reunião ficou acordado que haverá uma audiência pública, no dia 8 de agosto, no Senado para debater as condições dos pescadores artesanais.

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como