CSB Amazonas debate reivindicações dos pescadores

Categoria luta pela valorização e reconhecimento da pesca artesanal no Brasil

A secretaria dos Trabalhadores na Pesca da CSB se reuniu com o senador Eduardo Braga (PMDB- AM), no dia 8 de julho, para apresentar e debater as reivindicações dos pescadores. Entre as principais reivindicações estavam o pagamento do seguro-defeso e o orçamento de 2017 para o fe31b34a-9cfa-48f7-ab9b-e23aeeccafd4financiamento do Plano Safra da Pesca e da Aquicultura, que dispõe créditos com juros subsidiados para a melhoria das condições de pesca e produção em todo o País.

Segundo Ronildo Nogueira Palmere, secretario dos Trabalhadores na Pesca e presidente do Sindicato dos Pescadores no Estado do Amazonas (SINDPESCA-AM), o encontro com o senador foi o início da abertura de um diálogo entre a categoria e o governo. “Os pescadores artesanais do Brasil estão esquecidos. Sofremos muito ano passado com a falta do seguro-defeso, precisamos de garantias do governo de que o benefício será pago aos pescadores durante o período de defeso. Além disso, quando estamos no período de pesca temos os problemas de conservação do produto, pois falta investimento nas câmaras frigoríficas e salgadeiras comunitárias. Perdemos muitos peixes por causa da falta de conservação. Estamos lutando para que a pesca artesanal seja reconhecida pelo seu papel social e econômico em todo o Brasil”, afirmou.fe1b3ab4-e89a-4ef7-9a65-608239fd7541

Palmere explica que o não pagamento do seguro-defeso gerou impactos econômicos, sociais e ambientais. “Ano passado, o governo suspendeu temporariamente o pagamento do benefício aos pescadores, mas, mesmo após a liberação do pagamento do seguro-defeso, o dinheiro não chegou a mão dos pescadores. O dinheiro vem para os municípios e para os bancos, mas não chega na mão dos pescadores. O governo precisa fiscalizar isso e garantir que o dinheiro chegue nas mãos dos trabalhadores. O governo tem obrigações sociais e ambientais; o não pagamento do seguro-defeso prejudica o trabalhador e o meio ambiente. Nós, do sindicato e da CSB, iremos pelos pescadores não só do Amazonas mas de todo o Brasil”, avalia o presidente do SINDPESCA-AM.

Outra reivindicação da categoria foi a garantia de que o governo Federal irá liberar orçamento para e2ed309f-4a97-4800-bc56-15109d4f5028o financiamento do Plano Safra da Pesca e da Aquicultura de 2017. “Com essa verba, é possível investir em câmaras frigorificas e salgadeiras, na capacitação dos pescadores e na organização das cooperativas pesqueiras”, explica o dirigente.

Para Rita de Nazaré Dias, vice-presidente da CSB, que também estava presente na reunião, é importante mobilizar os pescadores de todo o Brasil em defesa da valorização da categoria. “Queremos que governo conheça a realidade dos pescadores e veja quanto é sofrida. O Amazonas e os pescadores do Brasil estão abandonados pelo governo. Seja ele profissional ou artesanal, o pescador passa por muitas dificuldades. Esse é o início de uma campanha nacional em defesa dos pescadores brasileiros”, argumenta a dirigente.

Após a reunião ficou acordado que haverá uma audiência pública, no dia 8 de agosto, no Senado para debater as condições dos pescadores artesanais.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem