32% dos brasileiros trabalham mais do que jornada máxima de 44 horas semanais

Dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD) referente ao ano de 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que três em cada quatro brasileiros trabalham uma carga semanal de 40 horas ou mais. Apesar de a média nacional ser de 39,2 horas por semana, 32% – quase um terço dos brasileiros – ultrapassam as 44 horas máximas estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Esse cenário reflete uma realidade desigual no mercado de trabalho, segundo a economista Lúcia Garcia, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “A média não reflete a distribuição de jornada”, aponta.

O Brasil faz parte de um grupo de países com cargas de trabalho consideradas altas, em comparação ao cenário global. Enquanto os trabalhadores brasileiros enfrentam uma carga semanal média de 39,2 horas, países como Alemanha e França possuem médias de 34 e 35 horas.

O PNAD trimestral de 2024 revelou variações significativas na carga horária quando analisados fatores como sexo, idade, raça e escolaridade:

  • Sexo: Homens trabalham, em média, 41 horas semanais, enquanto mulheres tem uma média de 36,9 horas
  • Idade: Trabalhadores entre 25 e 39 possuem maior carga horária, sendo 40,2 horas
  • Raça: Brancos trabalham 39,8 horas enquanto negros e pardos tem jornadas médias de 39,2 e 38,7 horas
  • Escolaridade: Pessoas que possuem o ensino médio completo possuem a maior média de carga horária, sendo 40,3 horas semanais

Com a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Redução da Jornada, de autoria da deputada Erica Hilton (PSOL-SP), o debate sobre o equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida ganhou força, sobretudo nas redes sociais. Garcia acredita que a medida seria um passo importante em direção a jornadas de trabalho mais justas.

“Sabemos que há, no Brasil, um grande potencial. Houve elevação da riqueza nacional, mas, ao mesmo tempo, a renda não se eleva e a jornada se estende. Então, há espaço para se chegar a um termo razoável, que permita manter salários e reduzir jornada”, aponta a economista.

Com informações de reportagem de Carlos Madeiro no UOL
Foto: Reprodução

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem