24 de agosto: Ato nacional em defesa da CLT e do legado de Getúlio Vargas

Desde a última eleição presidencial, é intensa a pressão do setor financeiro e da parcela mais retrógrada do setor industrial brasileiro para impor uma agenda de retrocessos no País, sobretudo no sentido de atacar os direitos trabalhistas e previdenciários.

Fruto desta ofensiva, o governo anterior enviou ao Congresso Nacional medidas que restringiram direitos no seguro-desemprego, na pensão por morte e para subtrair o aumento salarial dos servidores públicos (PLP 257). Uma agenda de desmonte da previdência pública, de flexibilização da CLT, entre outras propostas, foi enaltecida por setores da mídia e recebeu o eco de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Sob a alegação de modernizar o Brasil e equilibrar as contas públicas, tais setores querem transferir para os trabalhadores a conta pelas dificuldades econômicas da Nação. Não são os direitos trabalhistas ou previdenciários que dificultam o desenvolvimento do País. O real problema se apresenta no comprometimento de quase 43% do orçamento da União, que em 2015 chegou a R$ 2,268 trilhões, com o pagamento de juros da dívida pública. A dívida pública é o verdadeiro vilão no Brasil, e não os direitos dos trabalhadores.

A legislação trabalhista brasileira é uma das mais modernas do mundo, e certamente precisa de avanços para torná-la um instrumento ainda mais poderoso na defesa da classe trabalhadora. As propostas defendidas pelos bancos e pela CNI pretendem cortar direitos. Suas intenções são claras: aumentar os lucros das multinacionais, drenar os recursos do Estado para a especulação e, se possível, rasgar a Lei Áurea, propondo, inclusive, jornadas de trabalho de até 80 horas semanais.

Diante de todo este retrospecto de ameaça aos direitos do povo brasileiro, a Central dos Sindicatos Brasileiros conclama todos os seus sindicatos e entidades filiadas a realizarem, no dia 24 de agosto, atos e manifestações, por todo o Brasil, em locais que façam referência à figura do presidente Getúlio Vargas, o pai da Consolidação das Leis do Trabalho.

Em São Paulo, o Ato será realizado no Edifício Getúlio Vargas, sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do estado de São Paulo (Sindpd), localizado na Avenida Angélica, 35, às 14 horas.  

Busquemos força e inspiração no legado daquele que, nessa data, há 62 anos, ofereceu a própria vida pelo Brasil e pelos trabalhadores, despertando na sociedade, nas instituições e nos poderes Executivo e Legislativo a força e a resistência necessárias para combater as pressões e chantagens dos neoescravagistas.

Clique na imagem abaixo para baixar a arte do pop up para divulgação dos atos a serem realizados na sua cidade.

160818_CSB_Popup_Defesa_CLT_aprovado-01

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil