16 de novembro: Dia do Policial Federal

CSB homenageia a categoria que combate a corrupção e protege as nossas fronteiras

O Dia do Policial Federal foi estipulado pelo Decreto n° 5.279/2004, que institui o dia 16 de novembro como a data que homenageia a categoria. O policial federal pertence à divisão da polícia que responde ao Ministério da Justiça. É a única que atua no Brasil inteiro, investigando crimes de porte nacional, como as questões de imigração, tráfico de drogas e armas e contrabando. A Polícia Federal também é a responsável pela investigação de crimes contra a União, como lavagem de dinheiro e fraudes contra o governo, e inspeção de cargas nas alfândegas.

Criada durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de Departamento Federal de Segurança Pública, a Polícia Federal brasileira tem sede em Brasília, mas se desdobra pelo território nacional em três unidades: postos avançados, delegacias e superintendências, estas últimas com uma representação em cada estado da União. Em 2016, a entidade celebrou 72 anos e atualmente, o Brasil conta com 13 mil policiais federais –segundo dados da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF).

Para Flávio Werneck, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDPOLF-DF) e vice-presidente da CSB, na data de hoje, quem recebe o presente é o brasileiro. “A população recebe o esforço de toda uma instituição para livrar a sociedade da corrupção e dos desvios que assolam o País. São sete décadas de luta contra o crime e pela paz social. Essa não é uma tarefa fácil e exige constante esforço e coragem policial. Somos o remédio adequado para o fim da corrupção. Somos a principal arma de combate aos crimes de colarinho branco”, disse.

Reivindicações

O dirigente ainda destacou que nos últimos anos os policias federais têm lutado contra o retrocesso nos direitos trabalhistas. “Hoje, há uma onda de pessoas que dizem que os servidores teriam supostas vantagens em detrimento da área privada. A gente gostaria de debater de forma ampla, não só pela manutenção dos direitos dos servidores, mas pela ampliação dos direitos celetistas. Se estão querendo ampliar deveres e diminuir eventuais diferenciações do serviço público”, avaliou o dirigente.

Werneck também afirmou ser necessário um maior investimento na capacitação dos policiais federais. “Nós, da PF, prestamos um serviço à sociedade e para que nossa atuação seja cada vez melhor, precisamos de profissionais preparados e ambientados para servir a população. Além disso, é necessário que haja investimento em equipamentos e em cursos que foquem na inteligência policial”.

Outra reivindicação urgente dos servidores é a melhoria das relações de trabalho dentro do DPF. Segundo dados divulgados no Seminário “Combate e prevenção do assédio moral na administração pública”, realizado em 2015, na Câmara dos Deputados, em Brasília, 30% dos policiais federais confirmam estar em tratamento psiquiátrico ou psicológico em uma instituição que só possui 14 psicólogos e 13 psiquiatras.

Compartilhe:

Leia mais
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Governo Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo
greve trabalhadores portos estados unidos
Presidente Biden apoia greve de portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos