09 de dezembro – Dia do Fonoaudiólogo

CSB parabeniza os profissionais e apoia as reivindicações da categoria, como a jornada de 30 horas e o piso salarial nacional

Os 40 mil profissionais de fonoaudiologia de todo o Brasil, profissão há 36 anos regulamentada, ainda lutam por maior reconhecimento e avanço nas lutas da categoria. Embates nacionais como a redução de carga horária para 30 horas, piso salarial e a criação de uma federação ainda são bandeiras dos trabalhadores; o Projeto de Lei 283/2015, que trata da jornada de trabalho da categoria, ainda tramita na Câmara dos Deputados.

Ao fazer um balanço dos ganhos da profissão, a presidente do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Paraná (SINFOPAR), Maria Patrícia do Nascimento, acredita que o momento é de união e luta.

“Nós sempre temos que comemorar, pois ao longo dos anos como profissão a gente conseguiu se qualificar, se aperfeiçoar e mostrar para as pessoas a importância da fonoaudiologia. A cada momento a gente consegue mostrar o que antes era tido como uma profissão supérflua, que hoje não é mais assim. Quanto à valorização, como profissão, temos muito que comemorar, pois hoje somos valorizados, e isso foi às custas de muito estudo e aperfeiçoamento. Mas quanto categoria, em relação a mercado de trabalho, a gente ainda tem muito para lutar. É uma época onde devemos nos unir mais, e não somos uma profissão tão unida. E precisamos disso para ter uma força maior quanto às reivindicações trabalhistas”, falou a presidente.

 Em vigor desde o último dia 11 de novembro, a Lei 13.467/2017, da reforma trabalhista, já está causando medo e prejuízo aos trabalhadores, que neste momento, precisam de uma entidade sindical ainda mais fortalecida.

“Com esta reforma, nós só temos a perder, mas pior do que é a reforma em si, é o modo como as empresas encaram isso. Nós já estamos tendo alguns prejuízos, pois muitas empresas estão achando que não precisam dar mais nenhuma satisfação aos sindicatos e que eles podem fazer o que quiserem. A questão de deixar esta livre negociação muito aberta, eles estão chegando nos trabalhadores e os coagindo de uma forma velada, mas estão. Temos muitos trabalhadores em clínicas de aparelhos auditivos que ganham comissão, e este é o ramo que estamos com maior problema, pois todos eles estão querendo diminuir a porcentagem da comissão. Quando a pessoa não aceita, ela sofre ameaça de que vai ser demitida, e se isso acontecer, não precisam mais passar pelo aval do sindicato, pois não precisa mais homologar no sindicato. Então isso está sendo uma perda muito grande porque a gente entende que neste início os trabalhadores ficarão amedrontados por falta de orientação. Teremos muitas perdas e precisaremos nos reinventar como sindicato”, completou Patrícia.

Referência nacional, os profissionais do estado do Paraná conseguiram avanços para a categoria por meio de acordos coletivos. “Temos piso, mas que foi fechado em convenção coletiva, então não é algo em nível estadual, só atende a setores privados e onde temos convenção. Com isso, conseguimos também a carga horária. Hoje nós temos no interior do estado 30 horas semanais, e em Curitiba e região, 36 horas semanais”, explicou.

Federação 

Sonho da categoria, a fundação da Federação dos Fonoaudiólogos também foi afetada pela reforma trabalhista.

“Quanto à Federação, ainda não conseguimos, mas com a reforma tudo ficou mais difícil, pois os sindicatos estão tentando se manter vivos, e aí fica mais complicado pensar em uma federação no momento”, finalizou a presidente do sindicato.

Compartilhe:

Leia mais
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes
csb na reunião frente parlamentar táxi
Sinditáxi-CE e STAMRJ debatem pautas dos taxistas em reunião na Câmara dos Deputados
encontro csb encerramento
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: Tribuna livre e encerramento
CSB no Senado Flavio Werneck 9-5-25
No Senado, CSB lembra como todo direito trabalhista foi conquistado com resistência
brasil fecha acordos com a china
Brasil fecha acordos com gigantes chinesas em áreas como tecnologia e logística
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) entram em greve e paralisam 100% da frota de ônibus
Design sem nome (2) (1)
CSB alerta governo sobre transição tecnológica justa em reunião com Gleisi Hoffmann