Antonio Neto se solidariza com servidores em greve que sofrem retaliação no Ceará

O presidente nacional da CSB, Antonio Neto, prestou solidariedade a diversos sindicatos de servidores do estado do Ceará que têm sofrido retaliação por parte do governo pela realização de greve. “A greve é um direito constitucional”, falou nesta quinta-feira (25) durante a abertura do 8º Congresso Internacional de Direito Sindical em Fortaleza.

Neto fez parte da mesa de abertura ao lado do presidente da CSB-CE, Francisco Moura, e dos presidentes da Força Sindical, CTB e NCST. O primeiro ponto para o qual Neto chamou atenção foi o desrespeito justamente ao direito sindical que entidades representativas dos servidores têm sofrido por parte do governo do Ceará, chefiado por Elmano de Freitas.

“Em nome da CSB e da nossa executiva nacional, nos solidarizamos com os companheiros do Sindetran, do SindiURCA e do SindiUECE que são alvos da intransigência do governo do estado do Ceará, que fez pedidos [à Justiça] de ilegalidade de greve, multa para os sindicatos e para os dirigentes e até, pasmem vocês, de ação penal contra os dirigentes sindicais por estarem na luta por melhores condições de trabalho e salário para os servidores”, disse, lembrando que um ato do Sindetran sofreu repressão policial com bombas de gás.

Veja: Servidores federais terão aumento de 52% no auxílio-alimentação e outros reajustes; saiba

O presidente da CSB ressaltou que, embora a extrema-direita tenha sido derrotada para a presidência da República, o Congresso ainda é formado em sua maioria por deputados aversos a sindicatos e que buscam não apenas impedir o avanço de medidas que facilitem a sustentação financeira das entidades, como tentam dificultar ainda mais o processo, já extremamente precarizado após a Reforma Trabalhista de 2017.

“Todas as vezes que formos lá [no Congresso Nacional] conversar, nós temos que conversar com todo mundo, não temos medo de conversar com ninguém, porque eles não entendem nada de direito sindical. Nada. E de tanto ouvirem falar bobagem, repetem bobagem, então precisamos explicar para eles. Eles acham que trabalhador não tem que pagar nada para o sindicato. O [presidente da Câmara, Arthur] Lira repete diuturnamente que o imposto sindical foi extinto e não volta mais, sendo que não é isso que estamos reivindicando”, afirmou

Desde o ano passado está em discussão um modelo de contribuição assistencial aos sindicatos que, ao contrário do antigo imposto sindical, seria paga apenas quando houvesse o fechamento de acordo ou convenção coletiva e teria o percentual definido pelos trabalhadores em assembleia, respeitando um limite máximo considerando a realidade financeira de cada categoria.

Relacionada: Centrais se reúnem com presidente do Senado para tratar da contribuição negocial

No dia anterior ao Congresso, Neto esteve na sede da CSB-CE para um encontro organizado por Moura com os sindicatos filiados do estado. O presidente nacional atualizou os dirigentes sobre as negociações em andamento junto ao governo federal que podem afetar tanto a atividade sindical quanto os direitos dos trabalhadores, e ouviu das lideranças locais as conquistas e as dificuldades que têm enfrentado, como é caso dos servidores estaduais em greve que sofrem repressão de um governo que se diz aliado dos trabalhadores.

Assista a fala completa de Antonio Neto no 8º Congresso Internacional de Direito Sindical:

 

Compartilhe:

Leia mais
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Novas regras de admissibilidade de recursos no TST entram em vigor em fevereiro
reajuste servidores federais 2025 aprovação orçamento
Reajuste de servidores federais será pago após sanção do Orçamento de 2025
falecimento adriano de souza oliveira sinserpu
CSB e Fesmig lamentam falecimento de Adriano Oliveira, presidente do Sinserpu
como pedir o seguro-defeso
Pescadores artesanais devem cadastrar biometria para receber o seguro-defeso; saiba
governo proíbe cobrança de taxas no pix
Governo revoga novas regras do Pix e publica MP que reforça gratuidade do serviço
fernando haddad isenção imposto de renda 2025
Haddad: Governo estuda manter isenção de IR até dois salários mínimos em 2025
pauta stf 2025 direito do trabalho
Contribuição assistencial, vínculo em apps e outros temas trabalhistas na pauta da Justiça em 2025
fake news taxar pix 5 mil reais
Receita não vai taxar Pix acima de 5 mil mensais; entenda mudança alvo de fake news
fake news taxação pix receita federal desmente
Novas regras do Pix não afetarão trabalhadores autônomos, diz Receita Federal