Central dos Sindicatos Brasileiros

Após seis anos, garis de Domingos Martins (ES) vencem ação contra prefeitura

Após seis anos, garis de Domingos Martins (ES) vencem ação contra prefeitura

Servidores ficaram sem receber adicional de insalubridade durante cinco anos

Os garis da cidade de Domingos Martins, 51 km de Vitória, capital do Espírito Santo, conseguiram, com a ajuda do Sindicato dos Servidores de Domingos Martins (SINDSMUDMAR), importante vitória em processo contra a prefeitura, no Tribunal de Justiça do estado (TJES).

Segundo o presidente da entidade, Carlos Eduardo Schwambach, durante os anos de 2007 e 2011, os garis ficaram sem receber os adicionais relativos à insalubridade. O valor total da ação, aproximadamente R$ 525 mil, deve ser pago aos cerca de 40 garis que exerciam a função na época. A quantia paga a cada servidor será proporcional ao tempo de serviço.

Ainda segundo Schwambach, em assembleia, os servidores aceitaram proposta dos advogados da prefeitura, que reduz o valor, mas garante o pagamento em um prazo mais curto de tempo.

“Neste acordo, os servidores aceitaram receber menos, mas devem receber em breve, acredito que em fevereiro ou março do ano que vem. Se eles não aceitassem, o município iria jogar para precatório, o que seria o primeiro caso na cidade. Agora vamos enviar a ata da assembleia para o juiz, em seguida deve ir para o cartório para o depósito do dinheiro”, finalizou o presidente do sindicato.

Para ele, a vitória abre caminho para outros processos que estão em andamento na cidade.