Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB prestigia homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo na Câmara Legislativa do Distrito Federal

CSB prestigia homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Evento também promoveu ciclo de debate sobre o futuro e os desafios da profissão

O secretário de Organização e Mobilização da CSB, Itamar Kunert, acompanhou a solenidade da Câmara Legislativa do Distrito Federal de homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo, realizada nesta sexta-feira (8). Na ocasião, a presidente do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Distrito Federal (SindiFono DF), Cláudia Pietrobon, recebeu menção honrosa pela atuação. O evento foi requerido pelo deputado distrital Bispo Renato Andrade (PR).

Os presentes participaram do 1º Ciclo de Debates: Futuro da Fonoaudiologia no DF. A mesa diretiva foi composta pelo SindiFono DF, pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia e pela  Associação dos Fonoaudiólogos do DF.

A mesa redonda debateu o aumento do número das áreas de atuação da profissão, abertura de vagas para profissionais da região, nomeação de aprovados em concurso público, projeto de lei sobre dislexia, valorização profissional e necessidade de ampliação de contratações no setor privado.

À tarde, os profissionais puderam acompanhar palestras sobre apraxia da fala da infância e adquirida (dificuldade na movimentação da fala), sobre a relação da motricidade oral e a odontologia, e sobre os novos recursos terapêuticos (como laser e eletroestimulação).

O seminário continua até o início da noite desta sexta.

Reconhecimento

Na avaliação da presidente do SindiFono DF, a categoria luta por reconhecimento dentro e fora da área da saúde. “Buscamos que as pessoas conheçam mais a profissão, que os colegas de trabalho de outras áreas correlacionadas conheçam mais nossa profissão, para que a gente consiga cada vez mais mostrar a importância deste profissional que trabalha em todas as etapas da vida”, afirmou.

Papel da fonoaudiologia

Segundo Cláudia, “a fonoaudiologia trabalha com qualidade de vida, habilita e reabilita. A fonoaudiologia é importante não apenas na comunicação, mas na audição, na deglutição, no processamento da informação. Trabalha não em saúde pública, mas também na questão educacional, nas dificuldades da leitura, nas dificuldades da escrita”, pontuou.

Filiação à CSB

O SindiFono DF está em processo de filiação à CSB. O secretário de Organização e Mobilização acredita que o grande crescimento da Central se deve ao trabalho de “preparação das lideranças sindicais no Brasil”, frisou.