Central dos Sindicatos Brasileiros

Seccional Rio Grande do Sul inaugura sede em Porto Alegre para consolidar sua organização

Seccional Rio Grande do Sul inaugura sede em Porto Alegre para consolidar sua organização

Na ocasião, entidade também realizou ciclo de palestras sobre a reforma trabalhista

Um mês após a realização do seu congresso estadual e a eleição dos membros de sua direção, que ficarão à frente da entidade nos próximos cinco anos, a Seccional Rio Grande do Sul da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) deu mais um importante passo na luta pelo fortalecimento das entidades sindicais no estado e inaugurou, na última terça-feira (21), a sua sede na cidade de Porto Alegre (RS).

O ato, que começou com a posse do vice-presidente da Seccional, Sergio Arnoud, na vice-presidência nacional da Central contou com a presença de 100 pessoas, entre dirigentes gaúchos filiados à CSB e representantes de sindicatos parceiros. A presidente da Seccional, Eliane Gerber, e o presidente nacional da CSB, Antonio Neto, descerraram a placa de inauguração.

Segundo a presidente da CSB RS, a sede representa um referencial na defesa dos trabalhadores.

“Se a gente não tem um ponto de referência, não conseguimos andar para lugar nenhum. Ter uma sede estruturada serve como a casa desses filiados. Seja da capital ou do interior, as pessoas sabem que aqui é nossa referência. Aqui temos recursos que muitos deles não têm e que podem passar a usar. Ter a sede significa oferecer aos nossos filiados um lugar onde a gente se sinta pertencendo. Pensamos em tudo para que este dirigente comece a ver este local como ponto de referência das nossas lutas”, explicou a presidente.

Além de fornecer toda estrutura aos sindicatos filiados com salas, mesas, copa, internet e sala de reunião, a sede conta com um auditório para 50 pessoas, que leva o nome do presidente Getúlio Vargas. A inauguração da sede mostra o crescimento da Seccional, que hoje conta com uma base de 52 sindicatos e 4 federações filiados, além das entidades em processo de filiação.

Ciclos de Palestra 

Na tarde desta terça-feira (21), a Seccional também promoveu, no City Hotel, na capital gaúcha, ciclo de palestra para capacitar os dirigentes sobre a Lei 13.467, da reforma trabalhista. A abertura ficou por conta do presidente da Central, Antonio Neto.

Além de dirigentes da base, as palestras foram acompanhadas por dirigentes de sindicatos parceiros, representantes do judiciário e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que puderam acompanhar a palestra do desembargador Marcelo Dambroso, que falou sobre os limites da prevalência do negociado sobre o legislado.

O magistrado também aproveitou a oportunidade para fazer o lançamento do livro “Direito do Trabalho, Direito Penal do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Reforma Trabalhista”.

Veja a apresentação do desembargador Marcelo D’Ambroso

O encerramento ficou por conta da palestra da advogada, consultora e especialista em direito do trabalho Zilmara Alencar, que explanou sobre a Estrutura Confederativa, Papel das Centrais Sindicais, Sindicalismo de base e a sobrevivência financeira sindical.

Veja a apresentação da advogada Zilmara Alencar

Confira a galeria de fotos 

Compartilhe!