Central dos Sindicatos Brasileiros

Dirigentes da CSB deixam sua mensagem para os trabalhadores no 1º de Maio de 2020

Dirigentes da CSB deixam sua mensagem para os trabalhadores no 1º de Maio de 2020

Em 2020, em meio à pandemia provocada pelo coronavírus, o Dia do trabalhador ganhou uma versão cibernética, com lives, vídeos e matérias, com a participação de dirigentes da CSB, enfatizando a importância deste dia.

Marcado em calendários do mundo todo, o 1º de maio celebra o Dia do trabalhador, a memória de resistência e a incessante luta por sua classe. Desde suas origens, no século 19, essa data tem a participação de entidades sindicais, encabeçando movimentos, saindo às ruas para exigir direitos para trabalhadores e recordando que as mãos dos trabalhadores são as que constroem os pilares que sustentam o sistema que hoje conhecemos.

O presidente da CSB, Antonio Neto, saudou todos os trabalhadores, em especial, os profissionais de saúde e funcionários públicos, que ocupam a linha de frente na luta contra o coronavírus. Memorou o 1º de maio em sua importância e os problemas que a sociedade está passando diante o atual Governo Federal, e o quanto é necessário resistir unida para derrubar o ódio pela ciência, serviços públicos e trabalhadores, promovido pelo tal.

“Se atacam o movimento estudantil, os sindicatos, os direitos trabalhistas, a Previdência, a economia do País e, sobretudo, os interesses nacionais estratégicos, contra-atacaremos, mostrando justamente a nossa importância. Se o presidente da República e seu gabinete do ódio tentam de todo modo enfraquecer nossa jovem democracia, seremos nós que mostraremos o poder da solidariedade como a grande arma contra o coronavírus (…) só assim, construiremos um novo Brasil, focado na inteligência, na solidariedade e nos interesses maiores da nossa Pátria”, disse o presidente.

Antonieta de Cássia Dorledo (Tieta), Secretária nacional da mulher trabalhadora da CSB, enfatizou a luta das mulheres e a necessidade do enfrentamento em busca da igualdade entre gêneros. Além disso, homenageou médicos, enfermeiros e técnicos por sua coragem de salvar vidas, arriscando a própria vida. “Hoje é o dia da classe trabalhadora comemorar tantas lutas e conquistas, sabendo que ainda há muito o que fazer”, afirmou Tieta.

Sérgio Arnoud, vice-presidente da CSB, também homenageou os profissionais de saúde e declarou que em uma data como o Dia do trabalhador, é preciso lembrar que o atual Governo Federal está favorecendo bancos e tirando cada vez mais os direitos dos trabalhadores, e que mais que nunca está na hora de lutar pelo que pertence à classe trabalhadora. “Precisamos ampliar a nossa luta, de nos unirmos e derrotar esse governo (…) viva a luta dos trabalhadores brasileiros pela sua libertação e contra o jogo deste governo impopular e antidemocrático” finalizou o vice-presidente.

Paulo de Oliveira, vice-presidente da CSB, afirmou que o 1º de maio de 2020 ficará marcado como um dos períodos mais difíceis que a humanidade enfrenta, diante de um quadro de pandemia que afeta principalmente os trabalhadores em estado de vulnerabilidade, além de questões provocadas pelo governo. “Esse é um momento de decisões coletivas, precisamos manter a esperança e nos fortalecer. A história dos trabalhadores nunca foi fácil, os direitos foram conquistados com muita luta. Parabéns a todos trabalhadores e trabalhadoras que buscam em sua luta diária a sobrevivência e a dignidade de suas famílias” celebrou o vice-presidente.

Aires Ribeiro, vice-presidente da CSB, denunciou a crise que o país passa, tanto na área de saúde quanto na economia e no governo e apontou a importância do combate contra a retirada de direitos dos trabalhadores e o enfraquecimento de centrais sindicais, sindicatos e dos próprios trabalhadores. “É importante mantermos a unidade da classe trabalhadora com todos os brasileiros. Não podemos deixar que retroceda tudo o que já conquistamos. Quero dedicar esse dia, em especial, aos servidores públicos da área de saúde, hoje estão vendo o valor de nosso trabalho neste momento em que o Brasil tanto precisa”, disse Aires.

O Secretário de formação sindical da CSB, Cosme Nogueira, destacou em sua fala a urgência da geração de empregos, com qualidade, saúde, segurança e direitos garantidos, para assim, o Brasil avançar. “1º de maio é resistência da classe trabalhadora, viva a luta dos trabalhadores do Brasil! Homens e mulheres, trabalhadores da cidade e do campo e de aposentados. Chega de opressão e miséria, uma sociedade mais humana e mais justa é possível”, enunciou Cosme.

Viva 1º de maio!
Viva a luta dos trabalhadores!