Central dos Sindicatos Brasileiros

Funcionários públicos do Rio Grande do Sul seguem na luta contra a precarização

Funcionários públicos do Rio Grande do Sul seguem na luta contra a precarização

Diante do pacote do governador Eduardo Leite, que ameaça fragilizar e sucatear os serviços públicos do Rio Grande do Sul, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul (Fessergs) e o Movimento Unificado dos Servidores (MUS), participaram, na última semana, de diversos atos em defesa do funcionalismo gaúcho.

Café da manhã na Assembleia Legislativa

Na manhã da última quarta-feira, 04, o MUS promoveu um evento na Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul. O encontro contou com a presença de diversos deputados, tanto governistas quanto opositores, incluindo o presidente da Casa, o Deputado Luis Augusto Lara (PTB), que defendeu a retirada do pedido de urgência do pacote.
O presidente da Assembleia disse que essa posição já foi repassada ao governador Eduardo Leite, durante encontro, na última segunda-feira, no Palácio Piratini. A justificativa é a complexidade das medidas. Lara é do PTB, partido da base aliada do governo e do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior.

Reivindicação do salário mínimo regional

A CSB, juntamente com outras centrais sindicais e o Dieese entregaram, também no dia 4 de dezembro, a pauta de reivindicação do piso do salário mínimo regional para a Secretaria do Trabalho e Ação Social.
As Centrais querem a reposição da perda da inflação, com um reajuste de 6,57% a partir de 1° de janeiro de 2020, inclusão de novas categorias, alteração de faixas que apresentem defasagem salarial, inclusão do piso na Constituição do Estado e estabelecimento em Lei do piso como vencimento mínimo para os servidores públicos do estado.

 

Ato de apoio a Brigada Militar e aos Bombeiros

Na última quinta-feira, 05, a Fessergs e a CSB participaram de ato e realizado pela Brigada Militar e Bombeiros.
As entidades responsáveis pela organização do ato foram: ABAMF BM – Associação que representa os servidores de nível médio da Brigada Militar, Asstbm Brigada Militar – Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar, Aesppom-rs Aesppom – Associação das Esposas dos Policiais Militares e Policiais Femininas do Estado, Aofergs – Associação dos Oficiais Estaduais do RS e Asofbm Brigada Militar – Associação dos Oficiais da Brigada Militar.
O presidente da CSB e da Fessergs, Sérgio Arnoud, acompanhou a assembleia realizada na Praça da Matriz, onde os servidores decidiram adotar operação-padrão a partir do dia 16 no Estado. Isso significa que policiais militares e bombeiros que aderirem não sairão dos batalhões usando munições e coletes vencidos nem em viaturas com pneus carecas.
As entidades que representam os servidores também convocaram as mulheres dos militares para impedirem a saída dos policiais de dentro dos quartéis a partir do dia 17.