Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Porto Alegre é novo filiado da CSB

Filiação é mais uma parceria que se firma em junho no Rio Grande do Sul

Mais uma entidade se uniu às fileiras de luta da CSB RS neste mês de junho. Representante de cerca de 7 mil profissionais, desta vez, é o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Porto Alegre que se filiou à Central com o objetivo de fortalecer o movimento sindical gaúcho. A aprovação da filiação ocorreu durante encontro da diretoria da entidade, cuja decisão elevou o número de parcerias firmadas entre os sindicatos do estado e a CSB, neste final de semestre, junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Passo Fundo.

Saiba como foi a filiação do STICM

À frente das ações da Seccional do Rio Grande do Sul como presidente, para Eliane Gerber, as novas filiações só têm a somar com os trabalhos já realizados pela Central. De acordo com a dirigente, é muito importante valorizar as entidades tradicionais do estado para a organização dos trabalhadores manter sua legitimidade na defesa dos direitos das mais diversas categorias.

“Este sindicato de Porto Alegre possui um valor histórico. Ele é um símbolo de resistência desde a época da Ditadura Militar [em 1964]. É um sindicato que acolheu Leonel Brizola e representa parte da história do País”, conta Gerber, mas acrescenta que, apesar de a CSB prestigiar a trajetória de luta da cada entidade, seu compromisso junto aos filiados é baseado nos princípios da igualdade e transparência:

“Nosso compromisso não muda de sindicato para sindicato. Nós mantemos com todos a postura de estarmos presentes no dia a dia da entidade, de acompanharmos o seu desenvolvimento. Nós somos a Central dos Sindicatos e o nosso compromisso é fortalecer as entidades que chegam na nossa família. Por isso, a CSB vem com a proposta e a prática de estar presente nas lutas dos filiados e de reafirmar nossas bandeiras”, ressalta a sindicalista, corroborada pelo secretário-Geral da CSB RS, Adriano Porto.

Segundo Porto, são esses princípios da Central que têm chamado a atenção dos sindicatos gaúchos, como é o caso do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Porto Alegre – afirmado pelo seu presidente interino Norberto Beck.

“Os principais motivos à nossa filiação na CSB é que, pelo que temos observado, a CSB tem sido a única Central que realmente está preocupada com as dificuldades que enfrentam hoje os trabalhadores de todos os setores. Já tivermos experiências com outras entidades sindicais e, infelizmente, nenhuma atendeu às nossas necessidades mínimas como representantes da classe trabalhadora”, destaca Beck.

As expectativas do dirigente com relação à parceria estão no fortalecimento das mobilizações do sindicato.

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver