Pelotas: sindicato denuncia irregularidades com 3 mil trabalhadores da construção

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Pelotas (Sticmpel) realizou um protesto na manhã desta quinta-feira (18) em frente a um empreendimento da construtora Porto 5 após constatar irregularidades envolvendo mais de 3 mil trabalhadores.

A mobilização foi liderada pelo presidente do Sticmpel, Dario Neri dos Santos, que falou aos trabalhadores quais direitos estão em atraso ou falta e as ações que estão sendo tomadas pela entidade para enfrentar a situação.

De acordo com o vice-presidente do sindicato, Dercírio Junior, há situações como a falta de recolhimento do fundo de garantia e do INSS, além de diferenças de reajuste da convenção coletiva deveriam ter sido pagas até janeiro.

Há reajustes pendentes referentes a 2020 (2,46%), 2021 (7,59%), 2022 (11,9%) e 2023 (3,83%).

“Os pagamentos estão demorando em torno de 40 dias para os trabalhadores receberem e há outros com rescisões que não recebem desde o ano passado”, contou.

O Sticmpel denuncia também que falta transparência nos repasses feitos pela empresa para as terceirizadas, que alegam que não receberam os pagamentos e, por isso, têm pendências com os trabalhadores.

“O nosso departamento jurídico tentou mediar, dialogar. Há um mês um responsável pela empresa se comprometeu em resolver a situação e até agora nada”, disse.

Os dirigentes não descartaram novas paralisações até que a questão seja resolvida.

Leia também: Com apoio da CSB-RS, Sticmpel realiza eleição da próxima diretoria

Compartilhe:

Leia mais
Falecimento Francisco Calasans Sinthoresp
CSB lamenta falecimento de Francisco Calasans Lacerda, presidente do Sinthoresp
sisems csb
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sacramento (Sisems) oficializa filiação à CSB
sede inss brasília
Justiça libera R$ 1,4 bilhão para pagar atrasados dos que venceram ações contra o INSS
pec fim escala 6x1
Projeto que põe fim à escala 6x1 e reduz jornada de trabalho é protocolado no Congresso
liberação saldo FGTS saque-aniversário
Governo vai liberar R$ 12 bilhões em desbloqueio de saldo retido pelo saque-aniversário do FGTS
reunião centrais sindicais luiz marinho e-consignado 25-02
Centrais sindicais debatem novo consignado para CLTs com ministro do Trabalho
Hugo Motta_Lula_Davi Alcolumbre
Governabilidade ou transformação? Os desafios do governo Lula
TST fachada
Tribunal Superior do Trabalho fixa tese sobre pedido de demissão de gestantes
reforma trabalhista aumentou ações na justiça
Reforma trabalhista causou aumento no número de ações na Justiça do Trabalho
concentração bancária e-consignado
Centrais querem evitar concentração bancária no novo consignado para CLTs