O presidente e o vice-presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Fessergs), Sérgio Arnoud e Júlio Pereira, tomaram posse nesta quinta-feira (16) como conselheiros do IPE Saúde, o sistema de assistência à saúde dos servidores estaduais do RS. A posse foi realizada em cerimônia liderada pelo presidente da Instituição, Paulo Afonso Oppermann.
Os representantes dos servidores destacaram que exercerão os mandatos com foco na melhoria dos serviços e no atendimento aos usuários do sistema.
Leia: Contribuição assistencial, vínculo em apps e outros temas trabalhistas na pauta da Justiça em 2025
“É essencial fiscalizar e contribuir para elevar a qualidade do atendimento aos segurados”, disse Arnoud, que também é presidente da seccional da CSB no Rio Grande do Sul. Ele também fez um crítica à direção do IPE Saúde: “É lamentável que a direção do Instituto seja completamente ocupada por representantes do governo, excluindo os segurados dos cargos de gestão”, afirmou.
O representante do governo, Bruno Silveira foi eleito Presidente Conselho, como vice ficou a Desembargadora Lizelena que representa o Tribunal de Justiça.
Sobre o Conselho
O Conselho de Administração é órgão consultivo e deliberativo do Instituto, constituído de 12 membros e respectivos suplentes, sendo seis representantes do Estado, indicados pelo governador em composição com os demais Poderes, e seis representantes dos segurados, indicados pelas entidades que compõem a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social Pública, pela Fessergs e pelo Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS). Os membros exercem suas atividades pelo período de dois anos, com possibilidade de uma recondução.
Confira a relação completa dos conselheiros da gestão 2024-2026
I – Representantes do Estado:
a) Poder Executivo:
Titular: Bruno Silva da Silveira (SPGG)
Titular: Paulo Afonso Oppermann (IPE Saúde)
Titular: Sônia Maria Nogueira Saconi (SPGG)
b) Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul:
Titular: Carlos Eduardo Prates Cogo
c) Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul:
Titular: Lisielena Schifino Robles Ribeiro
d) Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul:
Titular: André Fernando Janson Carvalho Leite
II – Representantes dos segurados:
a) União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública:
Titular: Danilo Luiz Chiaradia Krause
Titular: Alzira Luiza Silva Aguiar
b) Federação Sindical de Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul:
Titular: Sérgio Augusto Jury Arnoud
Titular: Júlio Cezar Pereira
c) Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CPERGS/Sindicato:
Titular: Glaci Weber Medeiros
Titular: Marino Simon
Sobre o IPE Saúde
O IPE Saúde é responsável pela assistência médica e hospitalar de cerca de um milhão de pessoas e iniciou como um benefício concedido pelo Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPERGS em 1966, com a criação da assistência médica hospitalar operatória. Nesse período, o Instituto passou por uma grande reestruturação, que incluiu o início da assistência à saúde do servidor público. Em 1971, o IPE Saúde passou a ter o formato que tem nos dias atuais.