A União dos Professores Públicos no Estado – Sindicato (UPPES) realizou na quarta-feira (30) uma reunião do Departamento Jurídico com professores filiados da rede estadual na quarta região administrativa da entidade, que abrange 12 municípios do Noroeste do Rio de Janeiro. O evento ocorreu na Primeira Igreja Presbiteriana de Itaperuna, organizado pela subsede local sob coordenação da professora Jussara de Jesus Miranda, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre ações judiciais em andamento e direitos da categoria.
O coordenador do Departamento Jurídico da UPPES, Dr. Joseph Araújo, liderou os trabalhos, que contaram com a participação de professores do Noroeste Fluminense. Foram discutidos temas como os processos relacionados ao programa Nova Escola, interníveis, regência de classe e piso nacional do magistério.
LEIA: Ministério do Trabalho atualiza regras para multas trabalhistas com efeito retroativo a 2020
A iniciativa faz parte da política de descentralização da atual gestão, presidida pelo prof. Dr. Stelling, que visa ampliar o atendimento e o diálogo direto com os educadores em todas as regiões do estado. “Nosso objetivo é garantir que os professores, em todas as regiões do estado, estejam bem informados sobre seus direitos e o andamento dos processos movidos pelo sindicato em defesa da categoria”, afirmou Dr. Joseph Araújo.
A subsede de Itaperuna tem atuado como facilitadora no contato entre a UPPES e os professores locais, oferecendo suporte jurídico e administrativo. Jussara de Jesus Miranda destacou a relevância desses encontros para a mobilização da categoria. “É fundamental estarmos unidos e bem informados para enfrentar os desafios da profissão e garantir conquistas”.
Ela também enfatizou o resultado positivo da reunião e a estratégia de interiorização do sindicato. “O saldo desta reunião é muito positivo, pois os professores atenderam ao nosso chamado e vieram. Essa será a primeira de muitas. Mais uma vez, ressalto esta iniciativa do presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, que tem promovido essa interiorização do sindicato e a aproximação com o filiado de todas regiões”.
Professores presentes avaliaram positivamente o evento. Maria de Lourdes Jardim, de Vila Velha-ES, elogiou o atendimento recebido. “Para nós os professores, isso foi muito bom, ótimo mesmo. Porque eu estava sem rumo, eu não sabia mais o que fazer, de repente eu ainda mudei para outra cidade, mas vim encontrar também, em Itaperuna, agora com um atendimento espetacular, um atendimento muito bom, gente muito honesta e eu estou muito satisfeita”.
Eli da Silva, de Bom Jesus de Itabapoana, ressaltou a clareza das informações. “Foi muito bom todos os esclarecimentos, foi ótimo participar. Tem progredido bastante”.
Maria do Carmo Barretos, de Itaperuna, destacou a importância do acesso direto às informações. “É importante porque os municípios do interior ficam mais longe das informações, informações diretas, precisas e objetivas”.
Ezequiel Pimentel de Matos mencionou a oportunidade de esclarecer dúvidas e reencontrar colegas. “As informações de vocês para nós foram muito oportunas, que a gente, às vezes, fica preocupado como está o andamento, como está a situação”.
Maria de Fátima, de São José de Ubá, reforçou a relevância da transparência nos processos. “A reunião de hoje tem muita importância, pois as pessoas ficam a par dos acontecimentos da UPPES. Comunicação é tudo”.
Informações e fotos: UPPES.com.br