Vigilantes de Niterói dão ultimato a shopping com serviço irregular de segurança

O Sindicato dos Vigilantes de Niterói (SVNIT) iniciou os trabalhos de 2025 com uma reunião definitiva com representantes do Plaza Shopping e da empresa Graber, que presta serviço de segurança privada para o estabelecimento. Na pauta da reunião – que contou com a presença dos diretores Josimar Corrêa e Rafael Cota – estavam denúncias dos trabalhadores ndo local e irregularidades na prestação do serviço de segurança privada.

Durante a conversa, o SVNIT alertou que os porteiros que estão prestando serviços de vigilância patrimonial devem ser substituídos por vigilantes profissionais em até 60 dias, conforme determina a legislação do setor. Caso a situação não se regularize, o sindicato apresentará denúncia das irregularidades à Polícia Federal (PF), ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Leia também: Somente sindicatos de trabalhadores podem propor ações de dissídio coletivo, afirma TST

O Estatuto da Segurança Privada, sancionada pelo presidente Lula em setembro de 2024, prevê no artigo 48 que tomador de serviço e a empresa contratada sofrerão sanções civis e penais por prestar e contratar serviço clandestino de segurança, além de estarem sujeitos ao pagamento de multas.

“Não podemos aceitar a exploração da mão de obra por empresas de serviços que querem vender segurança sem ter autorização da DPF e os contratantes que contratam porque querem a segurança, mas não querem pagar o que é devido aos trabalhadores”, afirma o presidente do SVNIT, Cláudio Vigilante.

Outra denúncia apurada pelo sindicato aponta que a empresa obriga o trabalhador a atualizar a ATA nas folgas e não paga as horas extras referentes ao curso – passagem e alimentação só são reembolsados dois meses depois.

“Deixamos claro que do jeito que está não pode ficar. É inadmissível vigilantes que trabalham 12 horas em pé dentro de um shopping e ainda tenha que fazer reciclagem só na folga sem descanso! É uma falta de respeito muito grande com o trabalhador”, acrescenta o presidente.

Os representantes da Graber e do Plaza Shopping afirmaram que levarão as reclamações e questionamentos do SVNIT aos respectivos superiores hierárquicos. O SVNIT ficará atento às respostas para adotar as devidas ações contra as irregularidades.

Compartilhe:

Leia mais
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso