CSB realiza reunião com sindicatos em Pernambuco

Central pretende ampliar a luta pelos direitos dos servidores públicos do Estado

No dia 19 de dezembro foi realizada a reunião estadual da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) na cidade de Caruaru, em Pernambuco, com a participação do presidente da Central, Antonio Neto, do vice-presidente da CSB, José Avelino Pereira, de Cosme Ricardo Gomes Nogueira, diretor de educação, cultura, desportos e turismo, e de mais de 60 dirigentes. Dezenas de sindicatos dos servidores públicos de Pernambuco prestigiaram o evento, no qual o presidente da CSB fez questão de expor as lutas e os principais objetivos da Central na batalha pela melhoria das condições de trabalho da categoria.

Antonio Neto destacou a luta da CSB na organização dos sindicatos para o fortalecimento das bases. “A pluralidade e a organização dos trabalhadores para ampliar as conquistas e os direitos são objetivos irrefutáveis da Central”, enfatizou o presidente.

Ele expôs também o trabalho que a CSB faz e ampliará na defesa dos direitos dos servidores públicos do Estado, como a garantia do direito de negociação na categoria, a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Lutaremos pela regularização dos sindicatos dos servidores públicos, pela garantia de ganho desses trabalhadores e o fortalecimento da categoria”, explicou Neto.

Direito maculado

Uma das principais lutas da CSB será impedir que as prefeituras paguem menos do que o salário mínimo aos servidores, fato que ocorre atualmente em muitos estados e municípios brasileiros. “Para mascarar, inserem uma série de benefícios e gratificações, que não estão incorporados no salário do trabalhador, para atingir o valor do salário mínimo. Ele pode até receber os vencimentos acima do salário mínimo, mas o salário-base dele fica abaixo, e isso é inadmissível”, bradou Antonio Neto, afirmando que a Central vai lutar para que o salário-base dos servidores seja, pelo menos, equivalente ao salário mínimo, para que eles não sofram defasagem na aposentadoria.

A CSB defende que os benefícios adicionais ao salário são vantagens que o servidor acumula ao longo da carreira e não devem ser considerados o salário efetivo do trabalhador. Por isso a Central vai trabalhar junto ao Congresso Nacional para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), garantindo que a remuneração mínima dos trabalhadores seja o salário mínimo.

“Trabalharemos na organização dos sindicatos, para atuar na Câmara dos Vereadores, nos municípios, na lei de diretrizes orçamentárias, com o objetivo de garantir que essa aberração seja combatida”, sentenciou Neto.

Mais um nome forte para a CSB e o reconhecimento dos companheiros de luta

Durante o evento, a Executiva Nacional da CSB anunciou a indicação de Maria das Mercês, presidente do Sindicato dos Servidores de Carpina, para a vice-presidência da Central. Neto salientou o trabalho da dirigente na luta pelos direitos dos servidores. “A nossa companheira sempre batalhou pela categoria. Sabemos que ela, como vice-presidente da CSB, nos ajudará e, principalmente, representará os trabalhadores na busca por mais conquistas”, elogiou Antonio Neto.

A CSB também reconheceu o trabalho de Amaro Vasconcelos, presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais de Pernambuco, como defensor incansável dos direitos da categoria, e o presenteou com uma placa. “O Marinho, além de ser um grande amigo, é um dirigente que construiu uma trajetória incontestável em defesa dos servidores públicos municipais e dos trabalhadores brasileiros. Ele merece todo o reconhecimento, todo o respeito e admiração da Central dos Sindicatos Brasileiros”, reconheceu Neto.

Homenagem a um guerreiro

No dia da reunião da CSB, Antonio Neto completou 60 anos de vida, a maioria deles dedicados à luta por um Brasil mais justo e igualitário com a defesa da classe trabalhadora. Ele recebeu como homenagem um vídeo com declarações de familiares e diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd), do qual também é presidente. Neto comemorou seu aniversário da forma como ele mais atuou na vida: organizando os trabalhadores e lutando por um Brasil mais justo.

Palestras e debates enriquecedores

Além das intervenções dos dirigentes, palestras com importantes personalidades marcaram o evento. A consultora Zilmara Alencar trabalhou durante muitos anos no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e compartilhou sua experiência com os dirigentes que participaram da reunião. Zilmara discorreu sobre a representação sindical dos servidores públicos e formas de atuação. A consultora trabalhou temas como a história da categoria e da organização sindical brasileira, debatendo pontos como a unicidade sindical, o cadastro nacional das entidades e a Convenção 151 da OIT.

Jackeline Natal, supervisora técnica do DIEESE em Pernambuco, falou sobre a conjuntura econômica do Brasil no Estado; a situação da remuneração dos servidores públicos no local; as leis que interferem na vida dos servidores públicos; e sobre o curso de negociação coletiva desses trabalhadores que a CSB e o Dieese promoverão em Pernambuco no primeiro trimestre de 2013. Jackeline deu detalhes sobre o curso e os pontos que serão abordados, com o objetivo de estimular os dirigentes a participarem.

Para Cosme Nogueira, a reunião foi uma oportunidade muito valiosa de ouvir palestrantes de alto nível. “Nós, dirigentes da CSB, tivemos a chance de absorver e captar os problemas pelos quais os dirigentes passam no interior. O presidente Neto me incumbiu de realizar plenárias em todos os estados brasileiros para ampliar a luta pelos trabalhadores. Eu me sinto muito feliz de poder ajudar na organização sindical dos servidores públicos e trabalhar para o crescimento da CSB”, finalizou Cosme Nogueira.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DA REUNIÃO

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil