O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sacramento (Sisems) oficializou sua filiação à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), em decisão aprovada pela diretoria para unificar pautas e fortalecer a representação da categoria. A mudança, anunciada pelo presidente de honra Wanderlei Camargos, reforça a sintonia com a Fesmig, federação à qual o Sisems é vinculado e que também integra a CSB.
“O objetivo é comungar da mesma direção da federação para unificar as demandas do movimento” afirmou Camargos. A mudança consolida uma trajetória de 16 anos de parceria com Hely Aires, presidente da Fesmig, que tem sido chave no processo de reestruturação do sindicato.
Leia também: CSB, Fesmig e Sinab juntos pela reestruturação da central em MG: “hora de ampliar”
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sacramento foi fundado em 1977. Naquela época, os diretores da entidade, a fim de evitar perseguições políticas, mantiveram o sindicato inativo por mais de 11 anos, sem exercer seu papel efetivo ou nem sequer contar com filiados.
O cenário começou a mudar drasticamente em janeiro de 2009, quando uma nova diretoria, presidida por Wanderlei Camargos, assumiu a entidade. Comprometida com transformações, a gestão deu início a uma nova era.
Foi durante este processo que se iniciou a parceria com Hely Aires, que auxiliou na formalização documental, na criação da sede e até na realização de eleição via Ministério do Trabalho — já que não havia associados ativos para votação. A sede do Sisems foi inaugurada oficialmente em 22 de abril de 2009.
A campanha de filiação atingiu 65% dos servidores. Conquistas como o ticket alimentação, plano de cargos e salários, estatuto do servidor e parcerias com o comércio local (descontos em folha, convênios médicos e farmacêuticos) marcaram o período.
Wanderlei Camargos liderou o Sisems por dois mandatos (2009-2015) e indicou como sucessor seu tesoureiro, Fagner Freitas, que modernizou o estatuto do sindicato para adequá-lo ao novo código civil. Após oito anos, Fagner passou a liderança ao tesoureiro Wanderley Ramalho, que comanda a entidade desde 2023.