A CSB Ceará participou de uma manifestação dos trabalhadores portuários de Fortaleza realizada nesta terça-feira (22) contra um projeto que visa alterar a lei nº 12.815/2013, que dá exclusividade ao trabalhador portuário a exploração do serviço nos portos do Brasil.
Presente na mobilização, o presidente da CSB-CE, Francisco Moura, explicou que o projeto foi apresentado a partir do lobby da Federação Nacional dos Operadores Portuários, entidade que representa os empresários do setor, e que propõe trocar a palavra “exclusividade” por “prioridade” na referida lei.
“A partir do momento que isso for aprovado, haverá um boicote aos trabalhadores, sucateando o porto e jogando milhares de pais e mães de família no desemprego. Sabe quem quer se beneficiar com isso? As multinacionais que vão pagar baixos salários, terceirizar a mão de obra e deixar de fora os trabalhadores da categoria”, disse Moura.
Além do apoio às mobilizações locais contra o projeto, a Central dos Sindicatos Brasileiros tem o compromisso de trabalhar nacionalmente, junto aos parlamentares em Brasília, contra o avanço desta proposta.
Leia também: Patrões combatem contribuição assistencial porque querem sindicatos fracos, diz presidente da CSB