CSB reúne especialistas internacionais para debater plano de segurança pública

Documento com propostas para o setor será elaborado durante o encontro, de 28 a 30 de março, em Brasília

A CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) realiza em Brasília, de 28 a 30 de março, o 1º Encontro Nacional dos Profissionais de Segurança Pública. A Central reunirá especialistas estrangeiros, que apresentarão aos profissionais brasileiros suas experiências de sucesso no combate à violência e à criminalidade.  Ao final do encontro, um documento com propostas para a segurança pública brasileira será elaborado e posteriormente enviado ao governo e ao Congresso Nacional.

O encontro terá a participação de profissionais de segurança de todo o País, das mais diversas áreas, como policiais federais, civis, militares, rodoviários, ferroviários, guardas municipais, agentes penitenciários e socioeducativos.

“De forma inovadora, a CSB traz para a discussão todos os profissionais que compõem o ciclo da segurança pública, que começa na prevenção, passa pela investigação, pela parte processual judicial e termina na execução penal. Todos são muito importantes, queremos ouvir as suas propostas e debatê-las de forma aprofundada”, diz Flávio Werneck, vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (SINDIPOL/DF).

O dirigente ressalta que o modelo de segurança pública existente hoje no Brasil está “falido”. Ele lembra que tanto o estágio inicial (que envolve o trabalho preventivo de segurança) quanto a última ponta (a execução penal) são ineficientes. Por isso, o objetivo do evento da CSB é o de oferecer sugestões que ajudem a aprimorar o setor.

Experiências internacionais

Para apresentar modelos exitosos de segurança empregados em outros países, participarão dos debates Jason Smith, adido de segurança regional da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, e Armando Ferreira, presidente do Sindicato Nacional da Polícia de Portugal.

De acordo com Werneck, os dois convidados apresentarão formatos distintos de segurança pública: o anglo-saxão, que, guardadas as especificidades de cada país, é empregado em locais como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Chile, Austrália e Nova Zelândia; e o modelo da Europa continental, utilizado por Portugal, Espanha e Alemanha, entre outras nações.

“A CSB, de forma propositiva, vai trazer esses profissionais com a expertise norte-americana e portuguesa. São dois países que têm acima de 65% de eficiência na segurança pública, enquanto o Brasil tem apenas 8%, em média. Vamos debater, visualizar e propor a aplicabilidade de um ou de outro modelo aqui no Brasil, ou talvez até mesmo de um modelo misto”, explicou o vice-presidente da CSB.

Participação do Ministério Público

Outra participação importante no encontro será a do Ministério Público, que será representado por José Robalinho Cavalcanti, procurador da República e presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República.

“Desde 1988 até hoje, a gente vê que a Procuradoria da República, os procuradores e promotores se sentem dissociados da segurança pública, como se fossem só responsáveis pela parte jurídica, de propositura de ações contra eventuais criminosos”, diz Flávio Werneck. “Isso não é o que ocorre em modelos de sucesso em outros países. Vamos trazer o Ministério Público para que ele possa se inserir e para que seja uma das figuras importantes neste debate sobre a segurança”, completa o dirigente.

SERVIÇO

1º Encontro Nacional dos Profissionais de Segurança Pública da CSB

Data: 28 a 30 de março

Local: Hotel Grand Bittar – Setor Hoteleiro Sul (SHS), Quadra 5, Bloco A – Brasília (DF)

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: [email protected]

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 28/03

14:30 – Abertura Solene com a presença de parlamentares e autoridades.

 

Dia 29/03

9:00 – 1ª Mesa Redonda

Coronel Elias Miller da Silva – Diretor de Assuntos Legislativos da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME) e Coronel da Polícia Militar de São Paulo – Tema: Ciclo Completo e Aposentadoria Policial.

Subtenente Gonzaga – Deputado Federal e Subtenente da Polícia Militar de Minas Gerais – Tema: Ingresso Único e Atuação da Polícia Militar.

 

10:45 – 2ª Mesa Redonda

Representante da FGV – Tema: Panorama Geral da Segurança Pública Brasileira.

José Robalinho Cavalcanti – Procurador Regional da República e Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República – Tema: O papel do Ministério Público na Investigação Criminal: Eixos de Modernização da Segurança Pública no Brasil.

 

14:00 – 3ª Mesa Redonda

Jason H. Smith – Adido de Segurança Regional da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília – Tema: Projeto de Polícia do Século XXI e Modelo de Polícia Norte-Americana.

Luis Flávio Sapori – Sociólogo, ex-secretário adjunto de Estado de Defesa Social e ex-secretário adjunto de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais – Tema: Soluções Para a Crise da Segurança Pública no País.

 

16:00 – 4ª Mesa Redonda

Armando Ferreira – Presidente do Sindicato Nacional da Polícia de Portugal – Tema: Modelo de Segurança Pública Portuguesa.

Oseias Francisco – Presidente da Conferência Nacional das Guardas Municipais – Tema: Papel da Guarda Municipal na Segurança Pública.

 

Imprensa | CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)

Tel: (11) 3823-5600 – Ramal – 5310

Cel: (11) 9 9518-8109 / (11) 9 4199-2491

https://www.csb.org.br

Compartilhe:

Leia mais
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)
Nota das centrais selic
Centrais pedem redução dos juros: "por desenvolvimento com justiça social"
lula critica campos neto
Lula diz que Campos Neto tem lado político e trabalha para prejudicar o país
campos neto presidente bc
Procurador pede investigação sobre influência de bancos na definição dos juros pelo BC
Encontro CSB China
CSB promove encontros com entidades sindicais chinesas em SP e RJ; inscreva-se
CSB-RS conselho plano rio grande
Reconstrução do RS: CSB toma posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande
distribuição extra fgts
Após acordo com centrais, governo fará distribuição extra do FGTS aos trabalhadores
Sindpd=SP ganha premio no Sindimais
Projeto do Sindpd-SP vence prêmio de Inovação no SindiMais 2024