Central dos Sindicatos Brasileiros

Com negociações mais difíceis, dirigentes sindicais buscam qualificação

Com negociações mais difíceis, dirigentes sindicais buscam qualificação

CSB organizou cursos que capacitaram mais de 250 pessoas na área em 2013

O crescimento econômico mais lento dos últimos anos vem deixando as negociações salariais mais difíceis. O número de acordos coletivos com aumento real caiu em 2013. De março a maio deste ano, entre as 60 categorias com data-base nesse período, um terço não conseguiu reajustes acima da inflação. Enquanto em 2012, 95% obtiveram ganhos salariais reais.

A maior dificuldade encontrada pelos dirigentes sindicais na hora de negociar está levando muitos deles a procurarem capacitação e aperfeiçoamento das estratégias utilizadas para debater os direitos das categorias.

Com o intuito de suprir essa necessidade, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) decidiu organizar cursos de negociação específicos a cada setor. Em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foram realizadas em 2013 sete edições do curso Estrutura e Processo da Negociação Coletiva, que capacitou cerca de 250 dirigentes sindicais filiados à entidade.

“Todo o debate do curso leva em consideração o momento econômico do país e dos setores que participam, além de sua representatividade e necessidades específicas. Assim, é apresentado um panorama que condiz com a realidade para aquela negociação, discutidas estratégias e os resultados que devem ser alcançados”, esclarece o presidente da CSB, Antonio Neto.

Nessa primeira fase, foram selecionadas quatro categorias: Servidores Públicos (Espírito Santo e Pernambuco); Movimentadores de Mercadorias (Paraná e Mato Grosso); Tecnologia da Informação (São Paulo); e Trabalhadores da Saúde (Rio de Janeiro e São Paulo).

Em 2014, a central planeja aumentar o número de edições para qualificar um contingente ainda maior de representantes.