Central dos Sindicatos Brasileiros

FNO dá início ao 5º Fórum do Mundo do Trabalho na Odontologia

FNO dá início ao 5º Fórum do Mundo do Trabalho na Odontologia

A Diretoria da Federação Nacional dos Odontologistas e do Sindicato dos Odontologistas no Estado da Paraíba filiado à Federação Nacional dos Odontologistas, a FNO, deu início na noite desta sexta-feira (21) à série de palestras e debates do 5º Fórum do Mundo do Trabalho na Odontologia, na IESP Faculdades, em João Pessoa, Paraíba.

Durante a abertura a Mesa foi composta pela Presidente da FNO e do SINDODONTO-PB, Vice-Presidente da Central dos Sindicatos do Brasileiros (CSB) e Diretora da CNPL  Dra. Joana Batista Oliveira; o Presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais Sr. Carlos Alberto Smith de Azevedo; o Presidente da Associações Brasileira de Medicina Orofacil Dr. Francisco  Kayo Motta; o Vice-Presidente da FNO e Presidente do SOEPE, Ailton Coelho de Ataíde Filho  e a Presidente da Sociedade Odontológica de Campina Grande Dra Joaquina Araújo Amorim.

Segundo a presidente da instituição, o objetivo é alertar o categoria sobre a mudança no mercado de trabalho e criar multiplicadores para cada um venha à ser um agente de transformação. Para ela, a reforma trabalhista atingiu de cheio os profissionais liberais.

“Só a organização popular, só a politização do direito de cidadania e a defesa da constituição cidadã pela população é que vai fazer parar o estrago que já foi feito pela reforma trabalhista”, afirmou ela.

A palestra da noite foi conduzida pela Dra. Ziilmara Alencar que é Advogada, Escritora e Consultora Jurídica da CNPL. O tema foi “A PEJOTIZAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO E CONTRATOS INTERMITENTES”.

A advogada Zilmara Alencar trouxe uma linha do tempo no mundo do trabalho, mais especificamente os trabalhadores liberais como os Cirurgiões Dentistas. Para ela, dessa forma, pode observar-se que “os cenários estão cada vez mais complexos, é preciso analisar os direitos, quais são as proteções de trabalho, quais as proteções o trabalhador tem decorrentes da lei e da luta sindical na conquista desses direitos. Alguns marcos como a Terceirização e a Reforma Trabalhista introduziram formas de contratação que são precarizadoras.”

Já o Dr. Francisco  Kayo Motta, considerou de muita importância a palestra da Dra. Zilmara e falou da necessidade de uma divulgação maior de iniciativas como essa que incentivam o profissional à lutar pelos seus direitos.

Sobre esta questão, o Dr. Ailton Coelho, reafirmou a importância do evento num momento como esse com tantas mudanças na Reforma Trabalhista para que os trabalhadores possam lutar à favor dos seus direitos. Além da integração dos estudantes do curso de Odontologia nas questões sindicais e viu o Fórum como forma de abrir esse diálogo.

A Dra. Joaquina, num cenário de tantas perdas de direitos ela vê o Fórum como uma oportunidade de fazer a categoria refletir sobre o momento político e trabalhista.

Confira a programação completa:

21/09/2018 

19h30 às 20h –  abertura do evento

20h às 21h – Palestrante: Dra. ZILMARA ALENCAR (Brasília)
Advogada, Escritora, CONSULTORA JURÍDICA DA CNPL
TEMA: A PEJOTIZAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO E CONTRATOS INTERMITENTES;

21h às 21h30 – Carlos Alberto Schmitt de Azevedo(Brasília)
Roda de Conversa – Presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL

21h30 às 22h – DEBATE

22h – Encerramento

22/09/2018 

9h às 10h – Prof Dra. Joana Batista Oliveira Lopes Cirurgiã Dentista, Escritora, Presidente do SINDODONTO/PB e da FNO, Vice Presidente da CSB Diretora da CNPL
Palestra; Mundo do Trabalho em Odontologia e a Saúde Suplementar .( relações dos Consultórios e Clinicas Odontológica e as Operadoras de Planos de Saúde) Odontológico.Construindo caminhos)

10h30 às 11h30 – Drª Raimunda Alves de Almeida (Coordenadora do Núcleo de Vigilância e Informação do CEREST/PB)
TEMA: Politica Nacional de Saúde do Trabalhador e os agravos á saúde decorrentes do Trabalho

11h30 à 12h – Debate

12h – Intervalo para o Almoço

22/09/2018 

14h às 15h –  Prof. Dr. Kayo Motta (Rio de Janeiro) – P
residente da ABMOF
Cirurgião Dentista
TEMA: “ ODONTOLOGIA e a Medicina Orofacial “

15h às 16h – Dr. Antônio Barbosa de Araújo – Advogado Trabalhista (Paraíba)
TEMA: “Reforma Trabalhista e o Mundo do Trabalho em Odontologia”

16h às 16h30 – Debate

16h30 às 17h – Construção de propostas e reivindicações da Odontologia.

18h – Encerramento

Local: Endereço :IESP – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA
Rodovia BR 230.Km 14, s/n , Morada Nova- Cabedelo Paraíba – Auditório do Bloco F

Texto e foto: FNO