Grupo usa Whatsapp para apoiar trabalhadoras domésticas contra covid

É pelo Whatsapp que trabalhadoras domésticas da Grande São Paulo têm recebido informações sobre direitos trabalhistas e como se prevenir contra o novo coronavírus. Um estudo da InternetLab mostrou que ao aplicativo é usado durante o serviço por 85% das entrevistadas.

Batizado de Zap Zap das Domésticas, o projeto nasceu da Observatória dos Direitos e Cidadania da Mulher em 2018, mas por conta da pandemia, acaba de ganhar uma nova temporada com conteúdos inéditos sobre a covid-19 e seus efeitos na vida pessoal e no ambiente de trabalho da categoria.

 Assista os vídeos que foram encaminhados na primeira temporada clicando aqui.

O Brasil é o país com mais empregadas domésticas em todo o mundo, são mais de 6 milhões de trabalhadores, sendo 92% deste grupo composto por mulheres. A grande maioria, 63%, são negras. Para se ter uma ideia, 14,6% das mulheres que hoje exercem atividades remuneradas no Brasil estão no trabalho doméstico.

Nos dois primeiros meses da pandemia no Brasil, 39% das famílias dispensaram diaristas e não mantiveram o pagamento dessas trabalhadoras, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva. Uma grande parte das profissionais seguiu trabalhando normalmente, viajando longas distâncias e enfrentando as lotações do transporte público, que não diminuíram durante a crise de saúde.

E é por conta deste cenário, me explicou a advogada Mariana Fidelis, uma das criadoras do projeto, que elas decidiram reativar o canal de conversa direta com as trabalhadoras, numa tentativa de não apenas explicar questões práticas de cuidado com a saúde, mas conversar sobre direitos que podem estar sendo negados no momento crítico que o país se encontra.

“Como vemos nas notícias que têm circulado em diversos veículos são inúmeras as denúncias que escancaram e intensificam diversas vulnerabilidades do trabalho doméstico no Brasil”, explica a advogada, que conta que existe também questões emocionais e afetivas, uma camada de luto na categoria, que precisa ser olhado e cuidado coletivamente, citando a morte de Miguel Otávio, 5 anos. Miguel caiu de um prédio no centro do Recife, no dia 2 de junho. Sua mãe, Mirtes Renata Santana de Souza, trabalhadora doméstica, deixou o filho aos cuidados da patroa por alguns minutos.

Mariana me explicou que “o conteúdo dessa nova temporada tem este recorte covid-19 e, além dos direitos trabalhistas, também fala sobre direitos sociais, como saneamento básico, acesso a água, a saúde e segurança no ambiente do trabalho”. Na quarta, 24, o Zap Zap das Domésticas falou sobre a rotineira falta de água nas periferias, trazendo dicas práticas sobre como se precaver.

As mensagens são enviadas semanalmente para quem é cadastrada, e os conteúdos são feitos de maneira que podem ser, facilmente, compartilhados em outros grupos. A ideia é viralizar as informações. Vídeos, em especial animações, e áudios e fotomontagens são as principais formas de trazer as informações.

Tony Marlon – UOL – 26/06/2020 04h00

Para receber conteúdos do Zap Zap das Domésticas clique em http://bit.ly/zapzapdasdomesticas ou acesse o site www.zapdasdomesticas.com.br. Vale a pena continuar a conversa com as realizadoras dessa iniciativa, e você pode fazer isso escrevendo para [email protected]. Todo respeito, e todos os direitos, para as trabalhadoras domésticas deste país.

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos