Votação sobre validade do registro de artistas é retirado da pauta do STF

Marcada para esta quinta-feira (26), o assunto gerou mobilização e união

O STF votaria nesta quinta-feira (26) a retirada ou manutenção do registro profissional dos artistas, o DRT, no Ministério do Trabalho. A  Arguição de Descumprimento do Preceito Fundamental (ADPF 293) foi enviada ao STF em 2013 com a argumentação de que o registro impede o “o livre exercício de um direito fundamental”, ou seja, a arte deveria ser tratada como livre manifestação. O caso gerou mobilização e protestos de toda a categoria. Com os debates e o apoio público do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, em prol dos artistas, a ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, retirou a temática da pauta.

A CSB tem no quadro de filiados os sindicatos de músicos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ambos refutam o argumento da ADPF de que “sob o pretexto de resguardar direitos e interesses gerais da sociedade, a regulamentação da profissão acabou por retirar da arte aquilo que lhe é peculiar: sua liberdade”.

“Vamos supor que eu dirija um carro, isso não significa que eu tenha habilidade para fazer isso profissionalmente. Seria um descaso com a nossa história de lutas e conquistas por uma profissão respeitada e valorizada tirarem isso. Não somos vagabundos, temos uma profissão. É cultura e é profissão também. Sem o registro, a profissão acaba de existir”, salienta o Sandro Fortes, presidente do Simpoe-SC.

O presidente do Sindimus-RS, Silfarnei da Silva Alves, falou à CSB que o sindicato está acompanhando toda a movimentação em torno do tema e, inclusive, o vice-presidente Haydée Cleonice está em Brasília para garantir a mobilização. “É um direito adquirido nosso, são anos de lutas e esse adiamento, e, depois, a retirada da pauta mostra que não vamos aceitar mais que a cultura seja atacada. É sempre a área onde cortam, percebeu?”, disse enquanto acompanhava pronunciamentos, pela TV da Câmara, que tratam da retirada do registro dos artistas.

 

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos