Vereadores de Acopiara (CE) apoiam luta da CSB contra a PEC 287

Apoio foi declarado durante audiência pública na Câmara Municipal, onde se reuniram cerca de 300 pessoas

Para debater as mudanças propostas pela PEC 287/2016 aos direitos previdenciários dos trabalhadores do campo, a CSB participou, na última sexta-feira (17), da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Acopiara (CE). A mais de 380 km da capital Fortaleza, dirigentes sindicais, representantes da OAB no Ceará, da Procuradoria Federal e membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município ainda discutiram a equidade das regras de acesso à aposentadoria para homens e mulheres e o reflexo da reforma na economia da cidade.

A audiência aconteceu por iniciativa do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acopiara (STTR), José Osmir, com o apoio do vereador Vicente Júnior (PDT). De acordo com o vice-presidente da CSB Francisco Moura, o objetivo da promoção do debate foi o de conscientizar a população e levar a reivindicação dos cidadãos de Acopiara até o Congresso Nacional. A discussão a respeito da Proposta de Emenda à Constituição 287 reuniu cerca de 300 pessoas.

“Garantir e ampliar os direitos dos trabalhadores é a principal tarefa da CSB, portanto somos contra a PEC da morte; somos contra qualquer projeto que queira desmontar a Previdência Social para atender o clamor dos bancos e seguradoras. É inaceitável o que a reforma propõe às mulheres e aos rurais. No caso das trabalhadoras, eles querem retirar a conquista histórica de mães de famílias se aposentarem com cinco anos a menos do que os homens, sendo que elas possuem jornada dupla. E no dos rurais, como aumentar a idade mínima de aposentadoria para mais de 5, 10 anos a um profissional que trabalha de sol a sol?”, ressalta Moura.

Além do estabelecimento da idade mínima de 65 anos (antes, de 60 anos para homens e 55 para mulheres) e do aumento do tempo de contribuição (de 15 para 25 anos), a Reforma da Previdência Social também determina uma alteração no recolhimento ao INSS para os trabalhadores rurais. Hoje, a contribuição à Previdência é calculada sobre o resultado da comercialização (receita bruta) da produção agrícola. Com a PEC, a categoria passará a contribuir ao INSS uma alíquota definida de modo individual e periódico. Esta alíquota será incidente sobre o limite do salário de contribuição para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) nos termos e prazos definidos em lei.

Ainda segundo o dirigente, a principal fonte de renda dos moradores da cidade vem dos recursos da Previdência, o que afeta o comércio local. “Por isso, é importante realizarmos esses debates nas cidades. Os vereadores são uma ligação direta com os deputados e senadores. Precisamos convencê-los sobre a maldade que é esta PEC para que eles também possam convencer os parlamentares e conseguir apoio à nossa causa em defesa dos direitos previdenciários”, conclama.

Na audiência, todos os vereadores se posicionaram contra a aprovação da reforma e o presidente da Câmara Municipal, Cícero Teixeira de Oliveira, se comprometeu a encaminhar a reivindicação do povo de Acopiara à Câmara dos Deputados. Também participou do debate o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema de Operação, Sinalização, Fiscalização, Manutenção e Planejamento Viário de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindviários), Wladimir Stenio.

Compartilhe:

Leia mais
Ainda Estou Aqui melhor filme oscar
Indicado a Melhor Filme no Oscar, Ainda Estou Aqui faz história resgatando trauma da ditadura militar
negociação coletiva reajuste acima inflação dieese 2024
Dieese: Reajuste salarial foi acima da inflação em 85% das negociações coletivas em 2024
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link