Vereadores de Acopiara (CE) apoiam luta da CSB contra a PEC 287

Apoio foi declarado durante audiência pública na Câmara Municipal, onde se reuniram cerca de 300 pessoas

Para debater as mudanças propostas pela PEC 287/2016 aos direitos previdenciários dos trabalhadores do campo, a CSB participou, na última sexta-feira (17), da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Acopiara (CE). A mais de 380 km da capital Fortaleza, dirigentes sindicais, representantes da OAB no Ceará, da Procuradoria Federal e membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município ainda discutiram a equidade das regras de acesso à aposentadoria para homens e mulheres e o reflexo da reforma na economia da cidade.

A audiência aconteceu por iniciativa do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acopiara (STTR), José Osmir, com o apoio do vereador Vicente Júnior (PDT). De acordo com o vice-presidente da CSB Francisco Moura, o objetivo da promoção do debate foi o de conscientizar a população e levar a reivindicação dos cidadãos de Acopiara até o Congresso Nacional. A discussão a respeito da Proposta de Emenda à Constituição 287 reuniu cerca de 300 pessoas.

“Garantir e ampliar os direitos dos trabalhadores é a principal tarefa da CSB, portanto somos contra a PEC da morte; somos contra qualquer projeto que queira desmontar a Previdência Social para atender o clamor dos bancos e seguradoras. É inaceitável o que a reforma propõe às mulheres e aos rurais. No caso das trabalhadoras, eles querem retirar a conquista histórica de mães de famílias se aposentarem com cinco anos a menos do que os homens, sendo que elas possuem jornada dupla. E no dos rurais, como aumentar a idade mínima de aposentadoria para mais de 5, 10 anos a um profissional que trabalha de sol a sol?”, ressalta Moura.

Além do estabelecimento da idade mínima de 65 anos (antes, de 60 anos para homens e 55 para mulheres) e do aumento do tempo de contribuição (de 15 para 25 anos), a Reforma da Previdência Social também determina uma alteração no recolhimento ao INSS para os trabalhadores rurais. Hoje, a contribuição à Previdência é calculada sobre o resultado da comercialização (receita bruta) da produção agrícola. Com a PEC, a categoria passará a contribuir ao INSS uma alíquota definida de modo individual e periódico. Esta alíquota será incidente sobre o limite do salário de contribuição para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) nos termos e prazos definidos em lei.

Ainda segundo o dirigente, a principal fonte de renda dos moradores da cidade vem dos recursos da Previdência, o que afeta o comércio local. “Por isso, é importante realizarmos esses debates nas cidades. Os vereadores são uma ligação direta com os deputados e senadores. Precisamos convencê-los sobre a maldade que é esta PEC para que eles também possam convencer os parlamentares e conseguir apoio à nossa causa em defesa dos direitos previdenciários”, conclama.

Na audiência, todos os vereadores se posicionaram contra a aprovação da reforma e o presidente da Câmara Municipal, Cícero Teixeira de Oliveira, se comprometeu a encaminhar a reivindicação do povo de Acopiara à Câmara dos Deputados. Também participou do debate o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema de Operação, Sinalização, Fiscalização, Manutenção e Planejamento Viário de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindviários), Wladimir Stenio.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem