Central dos Sindicatos Brasileiros

Uma questão de justiça! Pagamento dos consignados do Banrisul é debatido por entidades gaúchas e CSB

Uma questão de justiça! Pagamento dos consignados do Banrisul é debatido por entidades gaúchas e CSB

A reunião se deu pelo alto impacto que o pagamento dessas quantias vem causando aos funcionários públicos e aposentados

Na manhã desta segunda-feira (27), foi realizada uma videoconferência. O encontro reuniu diversas entidades dos trabalhadores gaúchos, juntamente com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A pauta da reunião o pagamento dos consignados feito por servidores públicos e aposentados. Foi discutido a necessidade de suspender tal tributação.

Estava presente no encontro o presidente nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto. Compareceram também Sérgio Arnoud e Ivonei Fão, lideranças da CSB no Rio Grande do Sul. Além deles, estavam presentes as lideranças do MUS – Movimento Unificado dos Servidores, da Fessergs e da Femergs.

A necessidade do encontro se deu pelo alto impacto que a proposta, oferecida pela Banrisul vem, causando aos servidores públicos. Ela, na prática, faz com que o pagamento do empréstimo seja apenas prorrogado. Além disso, mantém os juros e dificulta o acesso para quem está sem margem no contracheque.

Dessa forma, o presidente da Famurs, Dudu Freire, se comprometeu em possibilitar uma reunião virtual com o governador gaúcho Eduardo Leite, para que a proposta seja apresentada.

Além dessas pautas, as entidades trabalhistas presentes estão se organizando para pressionar o governo em relação aos bancos, que anteriormente tiveram acesso a um recurso de 1,2 trilhão. Dessa forma é necessário que os banqueiros destinem tal quantia a quem realmente precisa, que são as famílias e os setores produtivos.