Trabalhadores da saúde decretam estado de greve no Rio Grande do Sul

Paralisação de um turno foi marcada para o próximo dia 25 de junho

Por unanimidade, trabalhadores de 15 sindicatos ligados à área da saúde do Rio Grande do Sul decretaram, na última terça-feira (14), estado de greve após realização de assembleia unificada em frente ao Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. No ato, ficou definido que haverá no próximo dia 25 de junho uma paralisação de turno único em todas as casas de saúde gaúchas vinculadas aos sindicatos presentes na assembleia.

São aproximadamente 100 mil trabalhadores em estado de greve, que podem entrar em greve geral caso haja avanço nas negociações. “As entidades patronais vêm acenando reajustes que não chegam nem a um terço da inflação para o período, que foi de 9,91%. Em alguns casos a proposta é de não reajustar os salários para preservar empregos. Esse comportamento de desprezo aos trabalhadores tornou as negociações absolutamente unilaterais”, disse Eliane Gerber, presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Rio Grande do Sul (SASERS) e 1ª secretária da Mulher Trabalhadora da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Na assembleia também ficou decidido que as propostas de reajustes salariais para esse ano serão apresentadas de maneira unificada pelos sindicatos até o dia 25 de junho. “Os sindicatos enviaram um documento aos três patronais da saúde do Rio Grande do Sul, com propostas unitárias de reposição do INPC do período de cada categoria, mais o reajuste real de 5% dos salários”, completou Eliane.

Além do SASERS, participaram do ato unificado os seguintes sindicatos do Rio Grande do Sul: Sindicato dos Enfermeiros (SERGS), Sindicato dos Médicos (SIMERS), SINDISAUDE, Sindicato dos Biólogos do RS, Sindicato dos Administradores do Estado do RS (SINDAERGS), Sindicato dos Farmacêuticos (SINDFARS), Sindicato dos Odontologistas (SOERGS), Sindicato dos Fonoaudiólogos (SINDFONO), sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho (SINDITESTRS), sindicato dos Engenheiros (SENGERS), Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia Médica (SINTTARGS), Sindicato dos Nutricionistas (SINURGS), Sindicato dos Psicólogos (SIPERGS) e Sindicato das Secretárias (SISERGS).

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social