Trabalhadores da saúde decretam estado de greve no Rio Grande do Sul

Paralisação de um turno foi marcada para o próximo dia 25 de junho

Por unanimidade, trabalhadores de 15 sindicatos ligados à área da saúde do Rio Grande do Sul decretaram, na última terça-feira (14), estado de greve após realização de assembleia unificada em frente ao Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. No ato, ficou definido que haverá no próximo dia 25 de junho uma paralisação de turno único em todas as casas de saúde gaúchas vinculadas aos sindicatos presentes na assembleia.

São aproximadamente 100 mil trabalhadores em estado de greve, que podem entrar em greve geral caso haja avanço nas negociações. “As entidades patronais vêm acenando reajustes que não chegam nem a um terço da inflação para o período, que foi de 9,91%. Em alguns casos a proposta é de não reajustar os salários para preservar empregos. Esse comportamento de desprezo aos trabalhadores tornou as negociações absolutamente unilaterais”, disse Eliane Gerber, presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Rio Grande do Sul (SASERS) e 1ª secretária da Mulher Trabalhadora da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Na assembleia também ficou decidido que as propostas de reajustes salariais para esse ano serão apresentadas de maneira unificada pelos sindicatos até o dia 25 de junho. “Os sindicatos enviaram um documento aos três patronais da saúde do Rio Grande do Sul, com propostas unitárias de reposição do INPC do período de cada categoria, mais o reajuste real de 5% dos salários”, completou Eliane.

Além do SASERS, participaram do ato unificado os seguintes sindicatos do Rio Grande do Sul: Sindicato dos Enfermeiros (SERGS), Sindicato dos Médicos (SIMERS), SINDISAUDE, Sindicato dos Biólogos do RS, Sindicato dos Administradores do Estado do RS (SINDAERGS), Sindicato dos Farmacêuticos (SINDFARS), Sindicato dos Odontologistas (SOERGS), Sindicato dos Fonoaudiólogos (SINDFONO), sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho (SINDITESTRS), sindicato dos Engenheiros (SENGERS), Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia Médica (SINTTARGS), Sindicato dos Nutricionistas (SINURGS), Sindicato dos Psicólogos (SIPERGS) e Sindicato das Secretárias (SISERGS).

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos